1 - Professor da UFSJ participa de pesquisa internacional sobre a mosca-das-flores

 
O professor Paulo Gonella, do Departamento de Ciências Exatas e Biológicas da UFSJ (Deceb), tem histórias bem interessantes para contar, pautadas em suas pesquisas, especialmente acerca de plantas carnívoras. Para o portal G1, Paulo Gonella apresentou a Toxomerus basalis, uma mosca que tem habilidade de escapar das garras de uma planta carnívora, botar ovos em cima dela e ainda gerar larvas que roubam a comida do vegetal. Leia a íntegra.
 

2 - Encontro de Musicologia Histórica chega à quinta edição

 
De 12 a 15 deste mês, no Centro Cultural da UFSJ, pesquisadores, professores e estudantes participarão do V Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes. Nada menos que 22 comunicações e cinco palestras fazem parte da programação do evento, que chega à sua quinta edição, se consolidando no cenário brasileiro dessa área de pesquisa. Fique por dentro.
 

3 - Participe do Festival de Invenção e Criatividade na UFSJ

 
Nos dias 18 e 19 de novembro, a Universidade Federal de São João del-Rei recebe o Festival de Invenção e Criatividade (FIC), evento oficial dos programas de extensão Vertentes criativo: integrando educação e arte por meio da interação dialógica para a aprendizagem criativa e Ciências cognitivas e artes aplicadas à promoção e desenvolvimento de tecnologias para educação inclusiva e integral. 
 
O festival pretende estimular a implementação de atividades de aprendizagem criativa nos ambientes educacionais de todo o país, permitindo que educadores, gestores, estudantes e demais membros da comunidade possam interagir e compartilhar ideias e experiências. O encontro acontece no Campus Santo Antônio, sendo promovido pelo Núcleo Vertentes da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e apoiado pelo MIT Media Lab e pelo Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ, o CyRoS. Saiba mais
 

4 - 53º Conversando Agroecologia

 
O Grupo Guayi de Agroecologia convida a todos a participar do 53° Conversando Agroecologia, evento gratuito e on-line. Neste próximo encontro, o Guayi recebe o técnico em Agropecuária e Guardião da Raça Piau, Filipe Russo, que vai falar sobre criação agroecológica de porcos. É na próxima quinta-feira, 17 de novembro, às 19h30. 
 

5 - Centro Cultural da UFSJ recebe o VI ECFV

 
O VI Encontro de Cordas Flausino Valle brinda o violinista, compositor e professor do Conservatório Mineiro de Música, em Belo Horizonte, Flausino Rodrigues Valle (1894-1954). Flausino hoje é considerado um dos grandes nomes do violino no país. O Centro Cultural da UFSJ recebe as seguintes apresentações, abertas ao público, sempre às 13h:
 
12/11 - Recital de cordas e piano: Projeto Vitrine(ESMU/ UEMG). Com Tiago Ellwanger, Luciano Gatelli, Eduardo Swerts, Valdir Claudino, Rodrigo Miranda
 
13/11 -  Recital de viola e piano: Carlos Aleixo, Cenira Shreiber.
 
14/11 - Recital de Música de Câmara: Alexandre Casado, Leonardo Feichas, Dora Utermohl de Queiroz, Fred Nable, Marcelo Brum.
 
15/11 - Recital de Música de Câmara: Elise Pittenger, Rodrigo Miranda.
 
Para a programação completa, acesse: https://encontroflausino.wixsite.com/flausinovalle
 

6 - Profnit convida para defesa

 
O Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) convida para banca de defesa da mestranda Isabela Graciana de Sousa Canhoni, autora da dissertação Análise do uso da inteligência artificial – IA, como propriedade intelectual e as consequências na esfera jurídica brasileira. Nesta quarta-feira, 16 de novembro, às 9h. Interessados devem solicitar o link via e-mail profnit@ufsj.edu.br.
Banca: Prof. Dane Tadeu Cestarolli (Orientador)
Profa. Celimara Teixeira de Almeida (PUC Minas)
Profa. Wagna Piler Carvalho dos Santos (UFBA) 
 

7 - [Oportunidade] Artimus seleciona estagiário

 
A Artimus Startup abre vagas de estágio para Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e para Administração, Marketing, Gestão Comercial ou áreas correlatas. A remuneração é de R$ 700, carga horária de 6h diárias, 100% home-office. 
 
Interessados devem enviar um e-mail para aghata@artimus.com.br, luana@artimus.com.br e thaisa@artimus.com.br, especificando o motivo dessa vaga te interessar e o currículo (formato PDF) em anexo.

Última atualização: 11/11/2022