1 - Horários da UFSJ durante a Copa: confira!

 
A Reitoria da UFSJ torna pública a Portaria Normativa n° 047/2022 que estabelece os horários de expediente dos campi da UFSJ durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Fifa 2022 e traz outras orientações: 
 
I - nos dias em que os jogos se realizarem às 12h, não haverá expediente administrativo e acadêmico na UFSJ;
 
II - nos dias em que os jogos se realizarem às 13h, o expediente administrativo e acadêmico na UFSJ se encerrará às 11h, horário de Brasília; e
 
III - nos dias em que os jogos se realizarem às 16h, o expediente administrativo e acadêmico na UFSJ se encerrará às 14h, horário de Brasília. 
 

2 - Vacinação meningite C: mudança de data no CSA

 
A vacinação contra a meningite C, no Campus Santo Antônio, marcada para esta terça, 22, foi reprogramada para o dia 1º de dezembro, uma quinta-feira, devido à alteração na agenda da Secretaria de Saúde de São João del-Rei. O horário permanece das 13h às 17h.
 
Toda a comunidade acadêmica será contemplada: servidores, estudantes e colaboradores terceirizados. Para se vacinar, é preciso levar carteira de identidade ou documento de identificação, com o cartão de vacina. Não fique fora dessa campanha: prevenção é o melhor remédio!
 
Vale lembrar que a meningite C é uma doença que pode ser prevenida por meio da vacinação, de forma segura e eficaz. De 2010 para cá, o número de casos de meningite C caiu quase quatro vezes, porém voltou a crescer em 2022.
 
No Campus Tancredo Neves, a aplicação da vacina está programada para o dia 29, última terça de novembro, sala 1.09, Prédio da Administração.
 

3 -  A paz é o colo de uma mulher negra

 
Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e sofrimento que a população negra vive no Brasil desde a colonização. A escolha do 20 de novembro não foi aleatória: relembra a data da morte do líder Zumbi dos Palmares, em 1695.
 
Tudo o que violenta e diminui pessoas não brancas é racismo e precisa ser combatido. É preciso reconhecer para reparar. “A luta contra o racismo é uma luta de todos nós. A inserção de nossos jovens negros e negras em nossas instituições federais é o que pode possibilitar justiça social para que todos possamos participar de igual maneira nessa sociedade”, reflete o reitor da UFSJ, Marcelo Andrade.
 
A Andifes, por meio do Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom), contribui para esse debate, trazendo em vídeo depoimentos de gestores negros e negras das federais brasileiras, que pode ser assistido aqui.
 
Leia também o texto de Natália Santos, mulher negra, poetisa e graduanda em Psicologia, na Universidade Federal de São João del-Rei, que reflete sobre o significado da data em sua trajetória de vida. A íntegra está disponível aqui
 

4 - Nova espécie descoberta na Mata Atlântica mineira recebe nome de professor da UFSJ

 
Uma nova espécie de planta foi descoberta na região de São João del-Rei pelo professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Jone Clebson Ribeiro Mendes. A espécie está alocada no gênero Phyllanthus (que reúne espécies conhecidas como quebra-pedra ou arrebenta-pedra) e recebeu o nome de Phyllanthus sobralii em homenagem ao professor do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ (DCNAT), Marcos Sobral. Acompanhe!
 

5 - PGDPLAT abre processo seletivo

 
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT) abre processo seletivo para turmas de 2023, com inscrições sem taxa até 16 de dezembro. Veja o edital completo.
 

6 - VIII Sines divulga peça teatral

 
Estreia, no VIII Seminário de Inclusão no Ensino Superior (SINES), a primeira cena teatral acessível criada pela equipe do Projeto de Extensão Terceiro sinal: teatro para todos, em parceria com o Setor de Acessibilidade e Inclusão (SINAC), da UFSJ. O espetáculo é inspirado em um trecho do livro infantil O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e contará com recursos de narração, audiodescrição e interpretação em Libras. 
 
O evento, totalmente gratuito, acontece nesta quarta, 23 de novembro, às 19h, no auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio. Para mais informações, acesse o link.
 

7 - 54° Conversando Agroecologia: confira agenda de eventos

 
O grupo Guayi de Agroecologia convida a todos para participar do 54° Conversando Agroecologia, evento on-line que acontece nesta terça, 22, às 19h30. A convidada é a produtora rural de plantas medicinais, Shizue Tamaki, com o tema Óleos essenciais: impacto ambiental, sociais e afetivos.
 
Tamaki também é idealizadora do Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, etnobotânica, psicoterapeuta antroposófica e junguiana, aromaterapeuta clínica e diretora Botânica das Emoções premiada pela ONU, Shell,  Fundação Banco do Brasil, entre outros. 
 
Nos dias 22 e 29 de novembro, outros dois encontros on-line. Amanhã, terça-feira, além do encontro com Tamaki, acontece a palestra Bordando saberes alternativos para la agroecologia: uma leitura desde o Ecofeminismo, com a doutora da Universidad Nacional Autónoma de México, Diana Lilia Trevilla Espinal, às 14h.
 
No dia 29, também às 14h, o encontro é com os professores da Universidade de Santiago del Estero, Raúl Paz, Viviana Gonzales e Constanza Urdampilleta, que trabalham o tema Práticas de pesquisa desde uma perspectiva interdisciplinar: ação e conhecimento para transformação social. 
 

8 - Programas LAPPIS e NASCER realizam Mutirão de Coleta de Preventivo

 
Os programas LAPPIS e NASCER retomam a realização do Mutirão de Coleta de Preventivo e Exame Clínico das Mamas. O evento é uma parceria da UFSJ com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Morada Nova, sob responsabilidade da professora Luciana Netto e da enfermeira Jéssica Barros.
 
O mutirão acontece no Laboratório de Habilidades da UFSJ-CCO, nos dias 21, 22 e 29 de novembro, de 13h às 17h, na sala 106-B.
 
Para participar, basta comparecer ao local, data e hora indicadas, portando documento original com foto e a carteirinha do SUS. Não há necessidade de agendamento. A solicitação de mamografia de rotina de rastreamento também será feita para as mulheres entre os 50 e os 69 anos, de acordo com a data do último exame, considerando o intervalo de dois anos. 
 
Para garantir um resultado correto no preventivo, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. 
 
O evento é aberto às mulheres da comunidade interna e externa da UFSJ. Não perca essa oportunidade! 
 

9 - PPGAC convida para defesa

 
O  Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) convida para a defesa da mestranda Laura de Paula Resende, que apresenta a dissertação A cor em cena: um estudo sobre a sensorialidade nos processos de criação de iluminadoras brasileiras. Nesta quarta-feira, 23 de novembro, às 20h. Interessados solicitar o link de transmissão para o e-mail lauraresende7@gmail.com.  
Banca: Prof. Berilo Luigi Deiró Nosella (Orientador-UFSJ)
Profa. Nadia Moroz Luciani  (UNESPAR)
Profa. Cibele Forjaz Simões (USP) 

Última atualização: 21/11/2022