1- Prope abre chamada interna 

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação abre a Chamada Interna nº 004/2022/PROPE para seleção de propostas dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFSJ para compor o projeto institucional, em atendimento à Chamada CNPq – Nº 68/2022 Programa de Mestrado e Doutorado para Inovação MAI/DAI. A chamada pode ser acompanhada neste link.  
 

2 - Estreia do Brasil na Copa: saiba como os RUs vão funcionar nesta quinta, 24

 
Os restaurantes universitários da UFSJ funcionarão em horário especial nesta quinta-feira, 24 de novembro, devido ao jogo da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo.
 
Os restaurantes dos campi Tancredo Neves (CTAN), Sete Lagoas (CSL), Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) e Alto Paraopeba (CAP) funcionarão apenas no horário de almoço. Já os restaurantes dos campi Dom Bosco (CDB) e Santo Antônio (CSA) abrirão normalmente para o almoço e para o jantar.
 
O horário de funcionamento dos restaurantes nos próximos jogos será informado posteriormente nos meios de comunicação da UFSJ.
 

3 - Sobre os horários de expediente na Copa do Mundo 2022

 
O reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, utilizou as reuniões dos Conselhos Superiores realizadas nesta segunda e quarta (Consu e Conep), para esclarecer sobre o horário de funcionamento dos campi da UFSJ durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo Fifa 2022. A Portaria Normativa n° 047/2022 da UFSJ foi baseada em portaria do Ministério da Economia, de 10 de novembro, que estabeleceu orientações aos órgãos e entidades da Administração Pública federal.
 
Marcelo Andrade explicou que, após a divulgação do Governo Federal, as universidades imediatamente se mobilizaram para repassar as informações a estudantes, professores e técnicos administrativos. Para as atividades acadêmicas programadas para as datas dos jogos, ficou autorizada a reposição em ambiente virtual ou a reposição por meio de atividades programadas. 
 
O reitor afirmou que a decisão sobre o expediente e a não-realização de aulas se pautou na preocupação com a segurança da comunidade acadêmica. “Nossa questão não é liberar nossa comunidade para torcer para a seleção. Entre as ações que embasaram a redação da Portaria, consta um levantamento do quantitativo de alunos da instituição que se deslocam de ônibus fretados para os campi. Quando há jogos da Seleção Brasileira de futebol, as pessoas consomem bebidas alcoólicas, o que pode levar a um clima tenso e ânimos acirrados. Diante dessa realidade, a UFSJ entendeu ser prudente prezar pela segurança dos seus membros.”
 
Em relação à reposição de aulas, foi esclarecido que poderão ser utilizados os ambientes e plataformas virtuais como Portal Didático e SIGAA. Marcelo Andrade explicou ainda que será editada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep) resolução com intuito de orientar sobre a reposição de aulas nessas situações.
 

4 - Novembro Roxo e o Dia Mundial da Prematuridade

 
17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade. Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro e seus desdobramentos, o Núcleo de Atenção à Saúde da Coletividade como Estratégia de Rede (NASCER) e a Liga Acadêmica de Cuidados à Criança e ao Adolescente (LACCAD) realizam a conferência Novembro Roxo. O evento será on-line, por videoconferência, no dia 30 de novembro, de 19h às 21. 
 
Os inscritos receberão o link de acesso no e-mail informado. Haverá emissão de certificado. A programação completa está disponível neste link
 

5 - Seminários FQMAT

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT) promove dois seminários on-line nesta sexta, 25:
 
*Conversão do CO2: desafios e perspectivas, com a doutoranda do Programa Ellen D’Alessandro. Às 10h, no YouTube.
 
**A utilização do Método de Monte Carlo em estudos teóricos de materiais, com o doutorando do Programa, Maycon Junior da Cruz Silva. Às 11h,  também no Youtube.
 

6 - Promel convida para qualificação

 
O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida a comunidade acadêmica para qualificação da mestranda Priscila Romaica Dias Gomes: Representações sociais e racismo estrutural: uma análise da tensão entre negros e brancos na teledramaturgia contemporânea. Nesta quinta, 24, às 10h. Interessados devem solicitar o link até 9h50 do dia do evento para o e-mail priscilaromaica@gmail.com
Banca: Prof. Cláudio Márcio do Carmo (Orientador)
Prof. Antônio Luiz Assunção (UFSJ)
 

7 - Encontro de Parasitologia: últimos dias

 
Com o tema Parasitologia e saúde única: conectar conhecimentos e transcender barreiras, o 12º Encontro de Pesquisa em Parasitologia Professor Paulo Marcos Zech Coelho será realizado na próxima semana, nos dias 1º e 2 de dezembro, no Salão Nobre do Centro de Atividades Didáticas 1, Campus Pampulha da UFMG.
 
Com ampla programação, serão apresentados pôsteres e conferências, com a participação de especialistas de instituições de várias partes do Brasil. As inscrições podem ser feitas até dia 30 deste mês. Confira a programação.
 

8 - [Oportunidade] DAAD oferece minicurso

 
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) de Belo Horizonte e o Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais convidam a comunidade acadêmica a participarem do minicurso Cultura, política, cinema e literatura na Alemanha depois da queda do muro em 1989.
 
Esse minicurso, com carga horária de três horas, será ministrado por Volker Jaeckel, professor da Faculdade de Letras da UFMG, no dia 24, quinta-feira, entre 13h e 16h30, via Zoom. Os interessados devem se inscrever aqui. O link do evento será enviado por e-mail posteriormente. Mais informações neste link.
 

9 - [Oportunidade] IFMG abre processo de análise técnica

 
A Editora IFMG convida a comunidade para colaborar com o processo de análise técnica e emissão de pareceres de seus livros. A Editora tem como objetivo a publicação em mídia eletrônica e/ou impressa de obras de caráter científico, didático, técnico, literário e artístico aprovadas pelo seu Conselho Editorial. 
 
Os trabalhos de avaliação não serão remunerados e os consultores ad hoc que emitirem pareceres receberão declaração pela atividade. Cadastre-se!

Última atualização: 23/11/2022