1 - Orientações para o Enade

 
A prova do Enade 2022, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, será aplicada, exclusivamente presencial, neste domingo, 27 de novembro, para concluintes dos cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo e Psicologia.
 
O Setor de Regulação e Legislação Educacional da UFSJ (Serle) preparou orientações aos alunos que farão o Exame:
 
1- A prova se divide em Formação Geral (dez questões, sendo duas discursivas) e Componente Específico (30 questões, sendo três discursivas).
 
2- O aluno concluinte inscrito no Enade 2022 não poderá colar grau caso não realize a prova ou não preencha o Questionário do Estudante até o dia 26 de novembro. Para preenchê-lo, acessar o sistema informacional do Enade, disponível em enade.inep.gov.br.
 
3- O estudante que solicitou atendimento especializado (cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular e/ou outra condição específica) e tiver sua solicitação aprovada pelo Inep poderá utilizar material próprio e deverá levá-lo no dia da prova. 
 
4- Para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira, o estudante poderá indicar o uso do aparelho auditivo e implante coclear na solicitação de atendimento. 
 
5- Para transtorno do espectro autista, o aluno que teve sua solicitação confirmada pelo Inep poderá utilizar caneta transparente com tinta colorida para proceder às marcações em seu caderno de prova, exclusivamente: o cartão-resposta deve obrigatoriamente ser preenchido com caneta transparente de tinta preta.
 
6- A estudante que solicitou atendimento para lactante deverá, no dia de realização do Exame, levar um acompanhante adulto, que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda do lactente. A estudante não poderá ter acesso à sala de provas acompanhada da criança.
 
7- O Inep/MEC recomenda que o estudante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição no dia da prova e máscara de prevenção à covid-19, mesmo em estados ou municípios onde o uso da máscara em local fechado esteja liberado.
 
8- Além de lanche, máscara e caneta esferográfica transparente de tinta preta, o estudante não poderá portar nenhum outro material na carteira durante a prova, exceção àqueles que solicitaram Atendimento Especializado.
 
9- A prova do Enade não será aplicada pela UFSJ, mas sim por uma empresa privada contratada pelo Inep/MEC.
 

2 - Funcionamento dos RUs nos dias de jogos do Brasil

 
Nos próximos jogos da Seleção Brasileira na Copa, dias 28 (segunda-feira) e 2 de dezembro (sexta-feira), os restaurantes do CTAN, CSL, CCO e CAP funcionarão, apenas, no horário de almoço. Os restaurantes do CDB e CSA funcionarão normalmente, para almoço e jantar.  
 

3 - Festival Artes Vertentes recebe Duda Salabert 

 
Neste domingo, 27 de novembro, o Festival Artes Vertentes promove mesa-redonda com a professora e pesquisadora da UFSJ, Luciana Walther (DECAC), a deputada federal Duda Salabert e o poeta Ricardo Domeneck. O debate será Até o silêncio gera mal-entendidos, um bate-papo queer e interseccional. Às 10h, no Sobrado Quatro Cantos: Rua da Câmara, 53, em Tiradentes (MG). 
 

4 - FQMAT convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT) convida a comunidade para a defesa da dissertação Síntese de hidrogéis de quitosana modificada com o Ácido 3-(2-Furil)-Acrílico contendo citral encapsulado para aplicação no controle do fungo Microsporum canis, da mestranda Letícia Batista Clarindo Ferreira. Dia 29 de novembro, às 14h, via Google Meet.
Banca: Prof. Luiz Gustavo de Lima Guimarães  (Presidente)
Prof. Laurent Frédéric Gil (UFOP)
Prof.  Keyller Bastos Borges (DCNAT/UFSJ)
Prof. Everton Luiz de Paula (UFVJM)
Prof. Arnaldo César Pereira (DCNAT/UFSJ)
 

5 - PPGCF agenda defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) convida para defesa de dissertação, intitulada Relação entre homicídio e o tráfico e/ou consumo de drogas, da mestranda Aline Michelle Silveira Silva. Em 30 de novembro, às 13h30. O link será publicado na página do PPGCF.
Banca: Profa. Farah Maria Drumond Chequer Baldoni (Presidente)
Profa. Leilismara Sousa Nogueira (UNIFAL)
Profa. Cristina Sanches (UFSJ)
Profa. Danyelle Romana Alves Rios (UFSJ)
Prof. Joaquim Maurício Duarte Almeida (UFSJ)
Profa. Thays Santos Mendonça (UNA)
 

6 - Inscrições abertas para a 13ª Bienal da UNE

 
A 13ª edição da  Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), maior festival estudantil da América Latina, já tem data e local: Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 5 de fevereiro. Sob o tema Um Rio Chamado Brasil – Afluentes da Reconstrução, o festival irá receber trabalhos produzidos por estudantes de todo o Brasil, nas áreas de Artes do corpo, Artes visuais, Audiovisual, Fotografia, Literatura e Música, além de Mostra Científica.
 
Todas as obras deverão se relacionar com até dois dos cinco núcleos temáticos desta edição, sendo eles: Ancestralidades; Fé; Afetos; Diversidades e Territórios. As inscrições para a Mostra vão até o dia 22 de dezembro e os estudantes selecionados ficam isentos da taxa de inscrição. Fique por dentro.

Última atualização: 25/11/2022