1 - Uso de máscaras volta a ser obrigatório na UFSJ

 
O reitor Marcelo Andrade, presidente do Conselho Universitário da UFSJ, publicou, nesta terça, 29, ad referendum que estabelece a volta do uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes fechados nos campi e unidades da Universidade.
 
A decisão se baseia nas recentes recomendações do Ministério da Saúde e das sociedades médicas, como a de Infectologia, que preconizam também a manutenção de estratégias preventivas, como a vacinação, a testagem, o distanciamento social e a higienização das mãos. Saiba mais.
 

2 - Prêmio nacional coloca UFSJ em destaque na pesquisa científica no Brasil

 
A Universidade Federal de São João del-Rei, representada pelo reitor Marcelo Andrade e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, recebe, nesta terça, 29, às 17h40, em Brasília, o Prêmio Capes Elsevier na categoria Contribuição Científica de Maior Impacto. Os vencedores da 6ª edição foram selecionados a partir de indicadores de produção científica extraídos da ferramenta SciVal, da Elsevier, que oferece acesso rápido e fácil aos resultados de pesquisas de mais de 20 mil instituições de 230 nações de todo o mundo. Veja mais
 

3 - Processos para pagamento de dezembro: confira prazos

 
A Divisão de Contabilidade e Finanças (Difin) solicita aos setores responsáveis pelas requisições de pagamentos que enviem ao Setor de Contabilidade, até o dia 14 de dezembro, via SIPAC, os processos para pagamentos contendo as documentações digitalizadas para a execução financeira do mês (dezembro de 2022),  a saber:  notas fiscais (prestação de serviços, materiais de  consumo e permanente), listagens de alunos bolsistas, solicitação de pagamentos a preceptores, memorandos para transferência de saldos de contas vinculadas a contratos, entre outros. O cumprimento do prazo é imprescindível, em razão do encerramento do exercício financeiro de 2022.
 

4 - Nota pública Andifes: Governo faz nova retirada de recursos das universidades federais

 
Com surpresa e consternação, e praticamente no apagar das luzes do exercício orçamentário de 2022, as Universidades Federais brasileiras foram, mais uma vez, vitimadas com a retirada de seus recursos, na tarde de ontem, 28. Enquanto o país inteiro assistia ao jogo da Seleção Brasileira, o orçamento para as nossas mais diversas despesas (luz, pagamentos de empregados terceirizados, contratos e serviços, bolsas, entre outros) era raspado das contas das federais, com todos os compromissos em pleno andamento. Fique por dentro.
 

5 - Komiketo é medalha de prata na etapa regional da Baja SAE Brasil

 
A equipe de competição Komiketo Baja conquistou o título de vice-campeã e mais sete troféus na 15ª edição da Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sudeste, realizada em Piracicaba (SP), entre os dias 17 e 19 deste mês. Participaram da disputa 30 equipes de diversas universidades da região. Acompanhe.
 

6 - Sexta-feira: seminários on-line FQMAT

 
A Pós em Química e Física de Materiais (FQMAT) convida para os seguintes seminários on-line, que ocorrem nesta sexta-feira, 2 de dezembro: 
 
*Células solares de perovskitas: uma nova tecnologia emergente, com a doutoranda do Programa, Thais Adriany de Souza Carvalho. Às 10h, via YouTube.
 
**A impressão 3D na Química Orgânica, com a mestranda do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química (PPGMQ), Vanessa Martins. Às 11h, via YouTube
 

7 - Promel convida para defesa

 
O Programa de Mestrado em Letras (Promel) convida para defesa da dissertação Viver entre fronteiras: trajetórias identitárias em Eu, Tituba: bruxa negra de Salém, de Maryse Condé, de autoria do mestrando Leonardo Júnio Sobrinho Rosa. Nesta quarta, 30 de novembro, às 11h, via Google Meet.
Banca: Prof. Luiz Manoel da Silva Oliveira (UFSJ)
Profa. Leila Assumpção Harris (UERJ)
Profa. Juliana Borges Oliveira de Morais (UFSJ)
Profa. Maria Ângela de Araújo Resende (UFSJ)

Última atualização: 29/11/2022