1 - Professores da UFSJ conquistam mais recursos junto à Fapemig

 
Mais seis pesquisadores da UFSJ foram contemplados com o novo aporte financeiro liberado pela Fapemig, na Chamada 01/2022 - Demanda Universal e na Chamada 11/2022 - Apoio a Projetos de Extensão em Interface com Pesquisa. Confira a íntegra.
 

2 - MG TV repercute impactos dos bloqueios orçamentários na UFSJ

 
Em entrevista à TV Integração, afiliada da Rede Globo, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, André Baldoni, apresentou as principais consequências dos bloqueios orçamentários na UFSJ, promovidos pelo Ministério da Economia. Acompanhe.
 

3 - PGDPLAT inscreve até amanhã

 
O processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT) encerra suas inscrições amanhã, 16 de dezembro. São 15 vagas disponíveis para o curso de mestrado. Confira o edital.
 

4 - Agenda de defesas e qualificações

 
Confira as bancas dos programas de pós-graduação da UFSJ para os próximos dias:
 
*Mestrado em Administração Pública (PROFIAP): Qualificação do discente Fabiano Faria Valadão, que apresenta o trabalho Reflexos da covid-19 no orçamento público do município de São João del-Rei. Ocorre nesta sexta-feira, 16 de dezembro, às 15h. Interessados devem solicitar o link para o e-mail profiap@ufsj.edu.br.  
Banca: Prof. Andre Luis Bertassi (UFSJ)
Profa.  Caroline Miria Fontes Martins (UFSJ)
Prof. Janderson Martins Vaz (UFLA)
Profa. Maria Aparecida Curi (UNIFAL-MG)
 
**Pós em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT): Defesa da dissertação O acesso ao crédito pelos empreendimentos econômicos solidários no brasil, da mestranda Denise Laredo Carvalho. No dia 21 de dezembro, às 10h. Interessados devem solicitar o link para o e-mail pgdplat@ufsj.edu.br
Banca: Profa. Simone de Faria Narciso Shiki (orientadora)
Profa. Patrícia Alves Rosado Pereira (coorientadora)
Prof. Luís Henrique Abegão (membro externo)
Prof. Luiz Eduardo de Vasconcelos Rocha (membro interno)
 

5 - Editora de alunas da UFSJ promovem encontro com projeto literário

 
A Editora IBI Literrário, plataforma de produção e circulação de literatura independente, promove, de novembro de 2022 a fevereiro de 2023, um encontro com o projeto Jenipapo, Urucum, e um padê para Èsú, sete escritas de encruzilhada. Coordenado pelas alunas da UFSJ Beatriz Ayumi Watanabe (Psicologia) e Jiulia Castro (Biologia), a editora é parceira e produtora do projeto, estando envolvida com a editoração, diagramação e comunicação. A realização é da  produtora cultural Abacateiro, idealizada pelo poeta e ator Rodrigo Lima e que promove linhas editoriais em parceria com artistas e editoras. 
 
A publicação traz textos de sete escritores da Baixada (RJ) com o tema do Bicentenário da Independência do Brasil. A obra foi cultivada por Rodrigo Lima, a ilustradora Natália Rito e pelos autores Bruno Olivieri, Isabel Caetano, Thaís Reis, Leonardo Da Selva, Beatriz Brandão e Rodrigo Sángòdáre. O catálogo editorial recebeu patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2.
 
Entre os temas que compõem os livros da linha editorial estão acontecimentos de grande expressão para a construção do Brasil que não são contados, tais como: a Batalha do Jenipapo, Revolução dos Malês, a luta pelos direitos dos povos indígenas, a cultura africana no Brasil e recortes dos estudos decoloniais. 
 

6 - [Oportunidade] Convite para pesquisadores na área do Direito

 
A Revista Eletrônica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) convida pesquisadores a submeterem artigos nas áreas do Direito Público e Privado que tratem de temas de interesse da Advocacia de Estado no Brasil e no exterior.​ O prazo para submissão vai até 20 de dezembro. Fique por dentro.

Última atualização: 23/03/2023