1 - Professora da UFSJ é premiada no 1º BID-SBFin
A professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC), Elizete Antunes Teixeira, participou do webinário
1º Prêmio BID-SBFin, realizado no dia 31 de março, que apresentou os
artigos vencedores dessa primeira edição, cujo objetivo foi incentivar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre financiamento e desenvolvimento sustentável.
A professora da UFSJ foi premiada pelo artigo The legal issue in the securitization of tokenization of the green rural product certificates and carbon credits, publicado na Revista Brasileira de Finanças, dedicada aos artigos finalistas do Prêmio. São propostas inovadoras e aplicáveis em finanças sustentáveis que buscam movimentar o mercado e inspirar novas ideias.
2 - Oficina de dança contemporânea e espetáculo Titiksha
O programa de extensão Circo social, arte de rua & movimento (DEACE/UFSJ) promove, na próxima quinta, 13, oficina de dança contemporânea, na sala 1.04 (REUNI III - CTAN), de 16h às 18h. Será um contato com a improvisação, aberto ao público maior de 14 anos, com entrada gratuita. Para se inscrever, envie e-mail para
derzu09@gmail.com, informando nome completo e telefone, até dia 11 de abril, no horário de 12h às 18h.
A seleção dos participantes será feita conforme a ordem de chegada das mensagens, enquanto houver vagas disponíveis. E-mails enviados fora do horário estipulado não serão considerados.
Na sexta, dia 14, na Sala Preta do CTAN, ocorre o espetáculo de dança Titiksha, com a coreógrafa Valeska Vaishnavi. O evento é gratuito, com tradução em libras, às 20h.
3 - Seminários PPGCA dia 10
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) promove dois seminários nesta segunda-feira, 10 de abril, às 10h. O primeiro, intitulado Preparo de caldas fitossanitárias, com a aluna do Programa Isamara Santana; o segundo, Avaliação do desempenho dos métodos empíricos de estimativa da evapotranspiração de referência, distrito Vilankulo-Moçambique, com Joana Maculuve, também aluna do PPGCA. Ambos ocorrem na sala 2.16, Campus Sete Lagoas.
4 - IF Sudeste-MG promove encontro sobre relações raciais e sociedade
Com o tema A rede federal na encruzilhada: entre resistências e reconstruções, o IF-Sudeste MG sediará, no Campus São João del-Rei, o VII Encontro Nacional dos núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e o VII ERAS (Encontro de Relações Raciais e Sociedade), a se realizar no período de 14 a 16 de setembro deste ano.
A proposta é que se possa discutir o papel da rede federal de educação tecnológica nesse momento histórico. Segundo os organizadores, na sequência de um período de falta de investimentos em educação e políticas públicas pela igualdade racial, percebeu-se um aumento significativo no cotidiano escolar fenômenos excludentes, envolvendo a prática do racismo, da discriminação racial, de gênero, homofobia, bullying racista e desrespeito religioso, entre outras. Entende-se que tais práticas, ao longo do tempo, vêm prejudicando o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes.
O evento recebe, até 24 de abril, submissões para minicursos, mesas-redondas e sessões temáticas. A íntegra da programação e como se inscrever estão disponíveis
neste link.
5 - Resultado dos recursos da Chamada Jovens Doutores
A Fapemig divulgou, ontem, 4 de abril, o resultado dos recursos administrativos interpostos em face da Chamada 17/2022 – Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. O resultado está
disponível aqui.
6 - COFECON oferece aulas sobre reestruturação de empresas
O Conselho Federal de Economia (COFECON) oferece quatro aulas, de 11 de abril a 2 de maio, sempre às terças-feiras, sobre reestruturação de empresas, com o economista Pedro Afonso Gomes. Os encontros são on-line, com inscrições
via link.
7 - Prêmio Capes de Tese: inscreva-se!
Doutores que defenderam suas teses no Brasil no ano passado têm até 26 de abril para se inscrever no
Prêmio Capes de Tese. A seleção premia os melhores trabalhos defendidos em 2022, um em cada área do conhecimento reconhecida pela Coordenação.
Para concorrer, é necessário que a tese esteja registrada na
Plataforma Sucupira. Até 49 trabalhos serão escolhidos na primeira etapa do Prêmio, que será divulgada em agosto. Desses, três receberão o Grande Prêmio Capes de Tese, relacionado a cada grande área do conhecimento. Os vencedores serão conhecidos em novembro.
Última atualização: 05/04/2023