1 - Prazo para emissão de requisições de materiais no Almoxarifado é prorrogado até sexta (05/10)

A Reitoria da UFSJ editou a portaria nº 579/2018, prorrogando o prazo para emissão de requisição de material no Almoxarifado, possibilitando que esta seja feita entre os dias 1º e 5 de outubro de 2018.

 

2 - Projeto Brincando com o Teatro está com inscrições abertas para novos integrantes

O projeto Brincando com o Teatro – do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex Cultura) - recebe novos integrantes neste mês de outubro. Já na segunda fase de atividades, ele oferece aulas gratuitas e continuadas de teatro, abertas a todos os interessados com idade mínima de 14 anos. Um dos principais objetivos desta fase é fomentar o Tejuco Coletivo Teatral.

As atividades acontecem na Escola Estadual Iago Pimentel, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, e têm por base as manifestações culturais brasileiras, como samba de coco, jongo, congada e rap, além de jogos dramáticos, vivências e sensibilização corporal.

Para inscrições, os interessados devem comparecer à secretaria da escola, localizada na rua São João, 571, bairro São José Operário (São João del-Rei); ou entrar em contato pelo telefone (32) 99952 9983 (WhatsApp) ou na página do Tejuco Coletivo Teatral no Facebook.

O Brincando com o Teatro é coordenado pela professora Juliana Monteiro (Cotea/UFSJ) e tem como bolsista/facilitador o estudante, ator e professor de teatro Zilvan Lima.


3 - Palestra sobre Meditação Vipassana ocorre na próxima sexta (05/10), no Ctan

O grupo de Pesquisa Artes da Cena e Práticas de Autodesenvolvimento e o Núcleo "A Potética do Invisível" (Napi) promovem, na próxima sexta-feira (05/10), palestra sobre Meditação Vipassana, com o professor Robson Almeida. O evento ocorre a partir das 16h30, na sala 2.06 (Reuni II), localizada no campus Tancredo Neves (Ctan).

A palestra vai abordar a prática de acordo com a tradição Sayagyi U Ba khin e como ensinada por S. N. Goenka. "Vipassana", que significa ver as coisas como realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia e visa a total erradicação das impurezas mentais e a autotransformação a partir da auto-observação.

Robson Almeida é professor assistente de Vipassana desde 2013 e atualmente conduz cursos dessa técnica por 10 dias em vários centros de meditação.

Os participantes também vão acompanhar relato de experiência da médica e meditadora Nalia Trícia, especialista em Acupuntura.

A atividade é gratuita e não requer inscrição prévia. Mais informações pelo site www.dhamma.org ou e-mail info@minas-gerais.br.dhamma.org

 

4 - Ciência da Computação da UFSJ inscreve para seleção ao curso de Mestrado

O Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) lançou este mês edital de seleção de alunos para o curso de Mestrado em Ciência da Computação, para ingresso no 1º semestre de 2019.

Estão sendo ofertadas 12 vagas, divididas em três linhas de pesquisa: Otimização e Inteligência Computacional (quatro vagas), Sistemas de Informação (quatro vagas) e Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho (quatro vagas).

O período letivo terá início em 18 de fevereiro de 2019 e as inscrições vão até o dia 23 de outubro de 2018.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por e-mail (inscricoes.ppgcc@ufsj.edu.br), e a taxa de inscrição é de R$ 75. É possível pedir isenção da taxa de inscrição, desde que se atendam às exigências que constam no Edital nº 04/2018/PPGCC/UFSJ. A avaliação dos candidatos será feita com base no Curriculum Vitae e do Plano de Curso do interessado.

Informações sobre prazos e documentos necessários para a inscrição estão disponíveis no endereço http://ppgcc.ufsj.edu.br/index.php/processo-seletivo-2019-1/
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail ppgcc@ufsj.edu.br ou pelo telefone (32) 3379-4940.

 

5 - PROGP inscreve para curso de capacitação Prevenção de Incêndios até 02/10

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), abre inscrições para o curso de Prevenção de Incêndios, que será realizado de 9 a 26 de outubro de 2018, na modalidade a distância, pela plataforma Moodle.

O curso objetiva capacitar servidores quanto às noções básicas sobre prevenção e extinção de princípio de incêndio, bem como sobre procedimentos adequados em situações de emergência.

O público-alvo do curso são servidores técnicos e docentes da UFSJ.

As inscrições estão abertas até 02/10/2018, impreterivelmente. A confirmação de inscrição e a senha de acesso à plataforma Moodle serão enviadas até 08/10/2018 e o curso terá início em 09/10/2018.Lembramos que, após a realização da inscrição, a liberação da vaga fica condicionada à aprovação da chefia (Entrar no SIGRH → Alça Chefia da Unidade → Capacitação → Inscrições para Capacitação).

Os servidores deverão se inscrever no SIGRH https://sig.ufsj.edu.br/sigrh/login.jsf . Passo a passo para inscrição está disponível em https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/progp/capacitacao/Como%20se%20inscrever%20em%20curso%20de%20capacitacao.pdf

 

6 - UFSJ sedia encontro sobre telecomunicações

Na última terça-feira, 25 de setembro, o Campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ) recebeu evento que reuniu alunos, professores e profissionais das áreas de Telecomunicações, Computação, Tecnologia da Informação e Engenharias, sob a coordenação da Prefeitura de Congonhas, em parceria com a SoftTech, empresa júnior que congrega as graduações tecnológicas do CAP. Conduzido pelo consultor de negócios da SKY, Raphael Lênin, o Meetup de Telecomunicações entre Visões faz parte do Projeto Sementes da Inovação, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.

Veja mais em https://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=7175
 


Última atualização: 02/10/2018