1 - NTInf informa que sistemas e sites da UFSJ operam normalmente

 
O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) esclarece que, após receber queixas de usuários sobre acesso a sistemas e sites do domínio da UFSJ, realizou testes e verificou que o funcionamento da rede e de todos os serviços de TIC da Instituição ocorre normalmente.
 
Assim, a recomendação para quem ainda estiver com dificuldade de acesso é que aguarde por uma solução pelo provedor de internet e tente conectar o site ou sistema novamente. 
 
 

2 - Aberta seleção pública de soluções inovadoras para o combate à Covid-19

 
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) lançaram edital de subvenção econômica à inovação com o objetivo de apoiar a incorporação de novas soluções tecnológicas para adição de funcionalidades aos equipamentos, partes, peças e insumos que possam auxiliar no combate à Covid-19.
 
Os pesquisadores que tiverem interesse em enviar submissão de projetos junto à Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) deverão entrar em contato com seu setor de Novos Negócios e Parcerias (NNP), pelo e-mail nnpfauf@ufsj.edu.br
 
 

3 - Projeto quer estimular a produção de vídeos como ferramenta no ensino de Ciências

 
Estimular estudantes e professores das escolas a produzir vídeos que os ajudem a enriquecer o ensino de Ciências, dentro de uma metodologia que favoreça o debate. Esse é o objetivo principal do projeto que começa a ser desenvolvido pelo professor do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades (DTECH), Eduardo Sarquis Soares. A intenção é que conteúdos científicos sejam tratados de forma simples, em vídeos didáticos leves e ilustrativos, facilitando o trabalho do professor e estimulando a aprendizagem. A partir da segunda quinzena deste mês, o projeto oferecerá um curso de extensão sobre produção de vídeos.
 
Doutor em Educação pela UFMG, Sarquis leciona a disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade a universitários dos cinco cursos de graduação do Campus Alto Paraopeba da UFSJ. Há mais de 40 anos desenvolvendo pesquisas e ações diversas em Educação, diz que esse projeto nasceu de seu trabalho cotidiano. “Em minha disciplina, eu desafio os estudantes a produzirem vídeos em suas áreas. E, por outro lado, não apenas no Brasil, os alunos apresentam lacunas conceituais. Assim, eu os provoco a ensinar, porque é uma ótima forma de aprender, seguindo uma metodologia singular, que abre oportunidades de debate entre o professor e os estudantes”, explica.
 
Longe de se definir como um expert na produção de vídeos educacionais, Sarquis entende que trabalhando a Ciência de forma prática, fica mais fácil abordar os conteúdos. Em janeiro deste ano, ele produziu, em sua casa mesmo, um vídeo no qual apresenta os fenômenos físicos da propagação de energia envolvidos no simples ato de se fazer um cafezinho. No vídeo, enquanto prepara a bebida, vai explicando fenômenos físicos em ações que visam a diminuir o custo energético da atividade. “Esse foi piloto, um modelo do que se pretende obter como resultado do projeto.” O professor ressalta que as aulas práticas das disciplinas de Ciências são muito prejudicadas nas escolas, seja por falta de laboratórios ou pela subutilização dos mesmos. “Os vídeos didáticos podem perfeitamente contribuir para atender a essas demandas”, avalia.
 
Curso
Atualmente, Sarquis agrega parcerias ao projeto com educadores de outras instituições. A primeira ação será o curso on-line Produção de vídeos para ensino de tópicos de Ciências e Matemática. O curso, gratuito, destina-se a professores dos ensinos Fundamental e Médio, estudantes de graduação e pós-graduação e pessoas com interesse pelo tema. A primeira turma terá 60 participantes, que vão criar vídeos de forma individual ou em grupo, a partir do modelo apresentado. Os trabalhos serão avaliados e discutidos. Ao final, a equipe espera implantar um canal on-line com os vídeos realizados, disponibilizando os mesmos para ampla utilização.
 
Além de Sarquis, a comissão organizadora conta com os docentes Carmen Giraldo (UFMG), Gabriel Carvalho (IFMG), Paulo Menezes (UFJF), Lígia França (rede municipal São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas) e Kleber Matos (Belo Horizonte).
 
 

4 - Pós em Engenharia Química convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia (PPGEQ), campus Alto Paraopeba (CAP), convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "TRATAMENTO DAS EMISSÕES DE ACETONITRILA SOBRE CATALISADORES (Cu, Co ou Fe)-ZSM-5 e (Cu, Co ou Fe)-BETA", da estudante Bruna Carla Santos Silveira. 
 
Quando: 12 de junho, às 13h.
Onde: Plataforma Zoom Meetings.
Banca: professores doutores Marcelo da Silva Batista (PPGEQ/UFSJ), Jorge David Alguiar Bellido (PPGEQ/UFSJ), Henrique dos Santos Oliveira (DQ/UFMG) e Dalila Moreira da Silveira (PPGEQ/UFSJ) – suplente.
 

Última atualização: 09/06/2020