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ATENÇÃO!

SAIBA COMO SOLICITAR A EQUIVALÊNCIA DAS DISCIPLINAS CURSADAS NO EXTERIOR
(de acordo com Resolução nº 13 / 2015 CONEP - leia aqui)

Caro(a) aluno(a),

para que os créditos cursados por vocês nas Universidades receptoras no exterior durante o intercâmbio sejam validados pela UFSJ, disponibilizamos um passo-a-passo baseado na Resolução CONEP nº 013 / 2015, de 29 de abril de 2015.

Abaixo um resumo com os principais pontos que vocês deverão observar:

1) o prazo máximo para solicitar a equivalência é de 6 meses após o retorno à UFSJ, no caso de alunos intercambistas;

2) a equivalência externa é solicitada uma única vez pelo discente, por meio de requerimento eletrônico no CONTAC;

3) após o preenchimento do requerimento eletrônico, o aluno deverá entregar a seguinte documentação (em língua portuguesa, inglesa ou espanhola) à coordenadoria do curso:

  • original ou cópia autenticada do Histórico Escolar, Certidão de Estudos ou documento equivalente, apresentado de forma completa e oficial, e que conste(m) a(s) aprovação(ões) nos estudos passíveis de equivalência ou aproveitamento, fornecido pela instituição de origem;
  • conteúdo programático ou plano de ensino oficial, com autenticidade comprovada, da instituição na qual as unidades curriculares foram cursadas;
  • cópia do instrumento de reconhecimento, autorização ou recomendação do curso de origem, caso não conste no Histórico Escolar certidão de Estudos ou documento equivalente.
  • ficha resumo (disponível AQUI) da(s) equivalência(s) devidamente preenchida com o NOME ORIGINAL E TRADUÇÃO DA UC CURSADA, CARGA HORÁRIA (em horas e não em créditos), CONVERSÃO/ADEQUAÇÃO DAS NOTAS AO PADRÃO DA UFSJ (6,0 – 10,0) e esta ficha deverá ser ASSINADA E CARIMBADA PELO COORDENADOR DE CURSO (em caso de dúvidas, procurar a coordenadoria de seu curso).

4) após a entrega da documentação, a coordenadoria convoca uma reunião com o colegiado do curso, no prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias, a contar do recebimento da documentação para análise;

5) caso o(a) aluno(a) queira interpor algum recurso ao colegiado, o prazo é de 7 (sete) dias após a divulgação do resultado ao discente pela coordenadoria do curso;

6) caso as disciplinas sejam deferidas pelo Colegiado do Curso, a mesma é registrada no Histórico Escolar do(a) aluno(a) no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o retorno da documentação para a DICON.

Ao entregar a documentação para solicitação de equivalência de disciplinas, o(a) aluno(a) deverá entregar, também, seu relatório final para que o coordenador de curso possa preenchê-lo. Após o preenchimento, o aluno deverá entregar o relatório final na ASSIN. Para mais informações sobre o relatório final, favor clicar AQUI.

IMPORTANTE

  • É de responsabilidade do(a) aluno(a) fazer a retirada de seu histórico escolar na ASSIN, caso o mesmo seja enviado diretamente pela universidade receptora para nosso setor. O(a) aluno(a) receberá uma mensagem por e-mail informando que seu histórico encontra-se na ASSIN.
  • Caso o aluno não tenha recebido seu histórico original mas possui uma via digital do mesmo e precisa entrar com a documentação para equivalência, favor comparecer à ASSIN munido da via impressa deste arquivo digital para validação. Solicitaremos ao aluno que entre no ambiente virtual da universidade anfitriã ou acesse seu e-mail para analisarmos e verificarmos a veracidade do documento. Lembrando que, a fonte emissora da mensagem precisa ser de um órgão da Universidade, não aceitaremos mensagens encaminhadas por terceiros para validação da documentação.
  • Ao retornar do intercâmbio, o aluno deverá entrar em contato com a ASSIN para regularizar sua situação. Para mais informações, favor clicar AQUI