PROGRAMA ACADÊMICO DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DA UFSJ - PAINT PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO


O Programa Acadêmico de intercâmbio Internacional (PAINT) é o programa de intercâmbio destinado a alunos de todos os cursos da UFSJ, a nível de graduação. Resoluções do CONEP dispõem sobre as condições e trâmites necessários à participação no Programa que é coordenado pela Assessoria de Assuntos Internacionais da UFSJ.

A participação dos alunos no PAINT se inicia com sua candidatura, através de inscrição, conforme critérios especificados em Edital de Seleção elaborado e divulgado pela Assessoria de Assuntos Internacionais. A abertura de Edital de Seleção ocorre apenas mediante disponibilização de vagas pelas universidades parceiras.

_______________________________________________________________________________

DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS

Está com alguma dúvida? Precisa de orientaçôes?

Entre em contato conosco via e-mail, telefone ou por nossas redes sociais que tiramos todas as dúvidas para vocês.


EDITAL nº 05/2020 - PAINT (ENIT e INSA) - ENCERRADO

  • Clique AQUI e acesse informações sobre a Reunião com os Selecionados
  • Clique AQUI e acesso o Resultao Final - publicado em 22/11/2019
  • Clique AQUI e acesse o Resultado Preliminar - publicado em 20/11/2019
  • Avaliação do Desempenho Oral e Apresentação do Plano de Atividades - data, horário e local. Clique AQUI para acessar - publicado em 14/11/2019
  • ATENÇÃO: candidatos(as) que precisarem de uma declaração de comparecimento à avaliação, favor solicitar pelo e-mail assin.intercambio@ufsj.edu.br - publicado em 14/11/2019
  • Clique AQUI e acesse as orientações e dicas para a avaliação oral e apresentação do Plano de Atividades - publicado em 14/11/2019
  • Clique AQUI e acesse as orientações e dicas para a avaliação oral e apresentação do Plano de Atividades - publicado em 11/11/2019
  • Clique AQUI e baixe o Modelo do Plano de Atividades - publicado em 11/11/2019
  • Clique AQUI e faça sua inscrição - publicado em 6/11/2019
  • Clique AQUI e acesse o edital - publicado em 6/11/2019

CHAMADA DE SELEAÇÃO - BOLSA DE INTERCÂMBIO 001/2019

WINTER 2020 STUDY OF THE U.S. INSTITUTE FOR STUDENT LEADERS ON SOCIAL ENTREPRENEURSHIP

  • Clique AQUI e acesse o Resultado Preliminar - publicado em 24/09/2019
  • Clique AQUI e acesse a chamada - publicado em 18/09/2019

EDITAL nº 004/2018 - UGA (University of Georgia) - ENCERRADO

  • Clique AQUI e faça sua inscrição - publicado em 13/12/2017
  • Clique AQUI e acesse o edital - publicado em 13/12/2017

EDITAL nº 006/2017 - UGA (University of Georgia) - ENCERRADO

  • Clique AQUI e acesse o resultado final- publicado em 05/12/2017.
  • Clique AQUI e acesse o resultado prliminar - publicado em 29/11/2017.
  • Clique AQUI e faça sua inscrição - publicado em 16/11/2017
  • Clique AQUI e acesse o edital - publicado em 09/11/2017

EDITAL nº 007/2016 - UGA (University of Georgia)

  • Clique AQUI e faça sua inscrição.
  • Clique AQUI e acesse o edital.
  • Clique AQUI e acesse o resultado prliminar.
  • Clique AQUI e acesso o resultado final.
_______________________________________________________________________________
 
EDITAIS ANTERIORES
 
 

DEPOIMENTO DOS ALUNOS

Clique na foto para abrir o relatório

Gabriela Carvalho Resende - Engenharia de Produção UGA 2018/2  
 
Virgínia Della Sávia Brasil - Letras UGA 2017/1 Dayse Maria Pena - Letras UGA 2017/1

 


ORIENTAÇÕES AOS SELECIONADOS

ANTES DA VIAGEM

 

  • Contrato Pedagógico (DOC) : a ser preenchido (em duas vias) e encaminhado para a Coordenadoria do curso. Nesse documento, o aluno lista as disciplinas que pretende cursar no exterior e apresenta o plano ao coordenador de curso, que deverá indicar as equivalência e assiná-lo, caso concorde com ele. O plano tem o objetivo de orientar o aluno na escolha das disciplinas, além de servir como um compromisso de que as matérias selecionadas terão validade no curso do aluno na UFSJ. Uma via deverá ser entregue à ASSIN antes da viagem e a outra o aluno levará para o exterior. 
  • Uma vez terminado o período letivo do aluno no exterior, ele deve pedir ao coordenador de curso no exterior ou o diretor de relações internacionais da universidade estrangeira para assinar também o documento, comprovando que as disciplinas foram realmente cursadas pelo aluno. O aluno deve, ainda, perguntar na instituição estrangeira sobre a entrega do seu histórico referente ao período cursado lá (se o próprio aluno pode trazer uma via ou se vão enviar por correio). 
  • ATENÇÃO: Caso haja mudança no contrato pedagógico (caso precise, por algum motivo,  mudar as disciplinas a serem cursadas), o aluno deve baixar novo contrato, informar ao  coordenador de seu curso sobre a alteração e colher as assinaturas do coordenador de curso/diretor de relações internacionais da universidade estrangeira e do coordenador de curso da UFSJ novamente.

 

DOCUMENTOS ÚTEIS PARA ALUNOS SELECIONADOS PELO PAINT

 
 

Lembramos que os alunos selecionados para intercâmbio não podem trancar matrícula na UFSJ. O procedimento correto é o preenchimento do "CADASTRO DE SELECIONADOS" por parte do aluno. Após o preenchimento, a ASSIN fica responsável por encaminhar os dados para a DICON, via memorando eletrônico. Para acessar o formulário de "Cadastro de Selecionados", clique AQUI!

 

DEPOIS DA VIAGEM

  • EQUIVALÊNCIAS: a equivalência é realizada mediante apresentação pelo aluno do contrato pedagógico com as devidas assinaturas, do histórico original, ementas das disciplinas e conteúdo programático das disciplinas cursadas no exterior. A documentação poderá ser entregue nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola. Caso o documento encontra-se em outra língua o aluno deverá fazer a tradução. Para mais informações, favor acessar nossa página de equivalências, clicando AQUI

As equivalências somente são processadas após a apresentação do RELATÓRIO FINAL de intercâmbio, que deve ser entregue em até 30 dias após o final do intercâmbio. 

  • RELATÓRIO FINAL: o relatório final é OBRIGATÓRIO para todos os participantes do programa. Deve ser entregue à ASSIN, por meio de correio eletrônico (assin@ufsj.edu.br / assin.intercambio@ufsj.edu.br), juntamente com uma foto pessoal do aluno que represente  o seu intercâmbio em até 30 dias após o término do período de intercâmbio. As fotos e os depoimentos dos alunos são disponibilizadas AQUI e servirão de referência e inspiração para futuros candidatos.

Tem dúvidas de como preenhcer o relatório? Clique AQUI para acessar relatórios de alunos que já participaram do programa. 

___________________________________________________________________________________

Se você está interessado em participar do PAINT,

curta a nossa página do Facebook e fique sabendo quando os editais forem lançados!

 

 

Flag Counter

visitors since Feb 18th 2013