Centro Acadêmico de Engenharia Civil

O CAEC UFSJ
 
Centro Acadêmico de Engenharia Civil do Campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei (CAEC UFSJ) é o órgão oficial representativo dos discentes do curso de Engenharia Civil do Campus Alto Paraopeba, situado na cidade de Ouro Branco/MG da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Uma entidade extremamente democrática, onde qualquer discente da Engenharia Civil da UFSJ pode participar e lutar diretamente para o constante engradecimento e melhoria do curso. 
 
A entidade vem atuando desde 20 de outubro de 2011 em defesa, por meio da atuação de seus membros, do Ensino Público e de Qualidade na Engenharia Civil da UFSJ e no Brasil, da Qualidade e Avanços na Extensão e na Pesquisa, além de garantir os direitos da classe em prol de uma universidade federal pública, crítica, autônoma e democrática.
 
 
Missão
 
• Promover o engrandecimento da Engenharia Civil no Brasil;
• Congregar alunos, ex-alunos e professores (da Escola de Engenharia da Universidade) do curso de Engenharia Civil da UFSJ e incrementar o intercâmbio com alunos e ex-alunos de cursos congêneres do país e do exterior;
• Intensificar o intercâmbio entre Universidade e Indústria;
• Elevar o nível técnico e científico do curso.
 
Diretoria
 
A diretoria executiva do CAEC UFSJ, sigla que representa o órgão, é composta por onze membros, distribuidos em nove cargos mais assessoria. A distribuição dos trabalhos facilita a atuação política em torno das dificuldades cotidianas, mesmo que estejam divididos em setores, todos os membros da diretoria trabalham em prol de um só objetivo. As eleições são anuais, salvo em caso de greve, e podem se candidatar todos os universitários regularmente matriculados no curso conforme o Estatuto social da entidade.