Laboratório de Lógica e Epistemologia (Sala: 2.36)

Laboratório criado em 1997, pelo Departamento de Filosofia a Métodos da UFSJ, para estimular a colaboração entre docentes e a preparação de alunos para a pesquisa. Até 2013, o Laboratório foi coordenado pela Profa. Mariluze Ferreira de Andrade e Silva. Em virtude da aposentadoria da professora, o laboratório esteve sobre a coordenação dos professores Rogério Antonio Picoli (2013, 2015), Luiz Paulo Rouanet (2014) e Rodrigo Gouvea (2016, 2017). Os objetivos principais do laboratório são: a. Reunir professores e alunos interessados em investigar temas filosóficos e interdisciplinares relacionados aos campos da lógica, da epistemologia e da filosofia da linguagem; b. Desenvolver estratégias pedagógicas para difundir o conhecimento sobre temas filosóficos; c. Estimular o interesse pela pesquisa e oferecer suporte material e intelectual aos alunos, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento de competências em pesquisa filosófica.

Programa de Educação Tutorial (Sala: 1.41) 

O PET-Filosofia da UFSJ foi criado em 2002 sob a tutoria da Prof.ª Dr.ª Glória Maria Ferreira Ribeiro, e atualmente está sob a tutoria do Prof. Dr. Fabio de Barros Silva. As atividades do programa se baseiam na tríade: ensino, pesquisa e extensão. Trabalhando com organização de eventos acadêmicos na Universidade (apoio à Semana de Filosofia, Ciclo de Palestras, Caixa de Pandora), atividades extensionistas com o projeto CAA parceiro do programa e pesquisas realizadas pelos discentes que compõem o grupo.

 

Laboratório de Estética Ártemis (Sala: 2.66)

 

Criado há 20 anos, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Glória Maria Ferreira Ribeiro, o Laboratório de Estética Ártemis se divide em três linhas de pesquisa: a) hermenêutica e linguagem, onde tem por objetivo investigar as relações no pensamento de Martin Heidegger; b) diálogos entre Filosofia Antiga e Contemporânea, estudando o ideário antigo e contemporâneo para compreender o fenômeno da linguagem e sua relação com o sagrado; c) arte, cultura, fenomenologia e patrimônio que visa, através do estudo das possíveis relações entre jogo, existência, espaço e discurso, construir um referencial hermenêutico que nos possibilite repensar as políticas públicas de preservação do patrimônio. Trabalhando com produção de material didático para aulas presenciais e a distância e para educação patrimonial.

 

Laboratório de Filosofia em Educação (Sala: 2.70)