O Centro Acadêmico de Economia, também denominado  Centro Acadêmico Livre  de Economia (CALE), é a entidade oficial máxima representativa dos estudantes do curso de graduação em Ciências Econômicas no Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del Rei, buscando atender as demandas dos discentes deste curso.

Legalizada pela legislação vigente do Governo Federal e legitimada por todo o processo democrático de eleições diretas realizadas anualmente, a entidade tem a obrigação de, acima de tudo, fortalecer a integração, sanar as necessidades e batalhar pela melhoria do curso e da universidade.

 

Um pouco da nossa história

 

O Centro acadêmico de Economia teve sua primeira formação em 1973, com o Diretório Acadêmico Santo Antônio, um ano após a instituição do Curso na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FACEAC). 

Após a institucionalização da Fundação de Ensino superior de São João del rei  (FUNREI), passou-se a denominar CAECO (Centro Acadêmico de Economia), perpetuando-se assim até o ano de 2007. Neste ano, após uma grande mobilização dos discentes promovida pelo Coletivo Alvorada, o Centro Acadêmico ganhou uma nova denominação, fundando o “Movimento Não se CALE”.  O movimento tinha por seu objetivo principal buscar a autonomia da organização frente à Instituição, promovendo a construção conjunta das ações do curso na universidade e no movimento estudantil.

O CALE também compõe o Conselho de Entidades de Base (CEB) do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na universidade, através da indicação de um delegado que atuará politicamente em nome do curso nesta instância. Esta Instituição, que traz em si, um grande histórico de lutas e conquistas, tanto no universo do movimento estudantil quanto no espaço da própria instituição, em prol do curso de Ciências Econômicas. Sua existência também tem como responsabilidade, manter acesas as lutas por uma sociedade mais justa e igualitária, onde haja mais desenvolvimento social, ensino público e de qualidade, além da ampla defesa dos valores democráticos de nossa sociedade, dentre outras instâncias.

Em 24 de Outubro de 2016, o CALE esteve presente no debate político da assembléia estudantil, que resultou na ocupação pelos discentes da sede da reitoria no Campus Santo Antônio, contra a PEC 241 (255 no senado).

No dia 31 de outubro do mesmo ano, em uma nova assembléia com os alunos do curso, na qual compareceu um quorum de 40% dos discentes, foi decidida (por 68,37% dos presentes) a entrada de todos os discentes do curso em  estado de greve estudantil contra a PEC 241(255), o 4º curso na Universidade a tomar esta decisão. No dia 08 de Novembro, a decisão foi legitimada pelo Diretório Central dos Estudantes, tendo o estado de greve estudantil se estendido a todos os discentes da Universidade.

O Centro Acadêmico Livre de Economia, também é filiado a entidades representativas máximas, como o Diretório Central dos Estudantes (DCE) na UFSJ, e a executiva nacional do curso, Federação Nacional dos Estudantes de Economia (FENECO).

 


Última atualização: 14/07/2018