CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

 

O perfil do Engenheiro de Telecomunicações, a ser formado pelo currículo aqui proposto, foi elaborado com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (Resolução CNE/CES 11 de 11/03/2002).

Estão listados a seguir os aspectos do perfil, propositalmente sem numeração, para indicar que todos os aspectos têm a mesma importância. É importante observar que o desenvolvimento das habilidades e competências ligadas a cada aspecto, não se faz apenas com o currículo adequado, mas também com a metodologia ensino/aprendizagem compatível com as necessidades, completadas com sérios instrumentos de avaliação deste processo.

Perfil do Engenheiro de Telecomunicações da UFSJ

- Possuir uma visão geral – social, política, ecológica, científica e técnica – onde a Engenharia de Telecomunicações está inserida, compreendendo assim sua utilidade, importância e relação com as necessidades da comunidade a qual vai servir como um profissional responsável.

-Estar capacitado a examinar com inteligência os problemas técnicos e propor soluções originais e criativas.

- Possuir forte base generalista e podendo escolher entre perfis levemente diferenciados, aprofundando seus estudos, através de unidades curriculares eletivas, nas seguintes áreas:

● sistemas de Transporte, com conhecimento de projeto, composição, segurança, gerência e aplicabilidades dos sistemas de transporte de informação;

● redes de Serviços, com conhecimento projeto, composição, segurança, gerência e aplicabilidades das redes de serviços de telecomunicações;

● eletromagnetismo, com conhecimentos de projetos de antenas, fotônica computacional e tecnologias ópticas modernas e

● eletrônica, com conhecimento de projetos de circuitos eletrônicos, filtros analógicos e digitais, técnicas digitais, processamento de áudio e vídeo e processamento digital de sinais.  

- Estar capacitado a especificar, avaliar, operar e projetar equipamentos associados às áreas de atuação descritas acima.

- Estar capacitado a utilizar, avaliar e especificar instrumentos de computação em projetos de sistemas/equipamentos associados às referidas áreas de atuação descritas acima.

- Estar capacitado a atuar na geração de novos conhecimentos, utilizando os fundamentos de metodologia científica e tecnológica.

- Estar capacitado para iniciar estudos de pós-graduação na mesma área ou em áreas afins.

- Estar preparado para se manter atualizado sobre tecnologias em implantação no Brasil ou em desenvolvimento a nível mundial.

- Estar capacitado a elaborar orçamentos, planejamento do desenvolvimento de projetos ou implantação de sistemas de Telecomunicações e fazer análise econômica destes sistemas.

- Estar capacitado para o trabalho em grupo multidisciplinar, supervisionando, coordenando e fornecendo orientação técnica a equipes de trabalho.

- Ter desenvolvido visão espacial e estar apto a elaborar desenhos técnicos específicos da área de atuação.

 

  • Ver grade do curso

Última atualização: 25/02/2011