CEPSJ

Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos 

Unidades Educacionais de São João del-Rei.

 

A reflexão sobre a ética em pesquisa envolvendo seres humanos significa o posicionamento crítico do pesquisador em relação aos efeitos que sua investigação poderá acarretar na vida das pessoas, grupos, comunidades e instituições envolvidas em seu trabalho. Além disso, a ética em pesquisa está relacionada às conseqüências históricas da prática científica na construção de sociedades mais justas e igualitárias, sendo o conhecimento científico um componente essencial para atingirmos este horizonte. 

 
 
O Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Unidades Educacionais de São João del-Rei (CEPSJ) visa contribuir para que os cuidados necessários sejam tomados na realização de investigações científicas que envolvam seres humanos, resguardando os interesses dos participantes das pesquisas em sua integridade, dignidade, além de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. 
 
A CEPSJ tem como atribuição analisar todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos direta ou indiretamente em sua totalidade ou em partes, incluindo o manejo de informações ou materiais.
                   
Os projetos serão analisados a partir dos direcionamentos e normas estabelecidos pelas resoluções da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), que faz parte do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
                   
Atualmente a Resolução 466/2012 regulamenta o funcionamento de todos os comitês de ética em pesquisa com seres humanos do país.  Além disso, o Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - CEPSJ está amparado pela Resolução nº 023, de 28 de outubro de 2015.