CEPSJ

Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos 

Unidades Educacionais de São João del-Rei.

Número de Registro: 5151

 

 

PESQUISADOR(A) ATENÇÃO

 

POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR QUE IMPEDE A REALIZAÇÃO DA ELEIÇÃO ESTAMOS SUSPENDENDO O EDITAL PARA MEMBRO DO CEPSJ.

 

DEVIDO A GREVE DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS O CEPSJ INFORMA QUE ESTARÁ ATENDENDO SOMENTE PELO COTATO DO E-MAIL INSTITUCIONAL

CEPSJ@UFSJ.EDU.BR

AGRADECEMOS A COMPREENSÃO.

 

 

À PEDIDO DA COMISSÃO NACIONAL EM ÉTICA EM PESQUISA, DISPONIBILIZAMOS O COMUNICADO DE 06/03/2024

 

INFORME CEPSJ-UFSJ Março 2024

Tema: ORIENTAÇÃO PARA ESTUDOS COM CORPOS OU PEÇAS ANATÔMICAS
HUMANAS

 

Veja os informes dos meses anteriores na aba Informes do site do CEPSJ

 
 
A pesquisa científica é uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento de um povo
Seja o participante de pesquisa e leia a cartilha de proteção ao participante 
 
 
 

 

 

A reflexão sobre a ética em pesquisa envolvendo seres humanos significa o posicionamento crítico do pesquisador em relação aos efeitos que sua investigação poderá acarretar na vida das pessoas, grupos, comunidades e instituições envolvidas em seu trabalho. Além disso, a ética em pesquisa está relacionada às conseqüências históricas da prática científica na construção de sociedades mais justas e igualitárias, sendo o conhecimento científico um componente essencial para atingirmos este horizonte. 

O Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Unidades Educacionais de São João del-Rei (CEPSJ) visa contribuir para que os cuidados necessários sejam tomados na realização de investigações científicas que envolvam seres humanos, resguardando os interesses dos participantes das pesquisas em sua integridade, dignidade, além de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. 
 
A CEPSJ tem como atribuição analisar todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos direta ou indiretamente em sua totalidade ou em partes, incluindo o manejo de informações ou materiais, tendo sua renovação de credenciamento a partir de 6 de maio de 2021 com prazo de validade de 3 anos.
                   
Os projetos serão analisados a partir dos direcionamentos e normas estabelecidos pelas resoluções da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), que faz parte do Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério ds Saúde (MS).
                   
Atualmente várias resoluções e normativas regem as análise de projetos científicos encaminhados aos Comitês de ètica em Pesquisa, dentre elas destacam-se:
 
 
Norma Operacional  01/2013
 
 
Resolução 466/2012
Diretrizes e Normas Regulamentadoras de psquisas envolvendo seres humanos
 
 
Resolução 510/2016
Diretrizes e Normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais envolvendo dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana

Última atualização: 25/03/2024