COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS  DA UFSJ - CEUA/UFSJ
 
 

                                                                                                     

 AVISOS 

 

 

 

IMPORTANTE !

 

 

A Comissão de Ética no Uso de Animais da UFSJ (CEUA/UFSJ) comunica que está em fase de implantação de seu novo sistema eletrônico de submissão e acompanhamento de solicitações de animais para uso em pesquisa, ensino e extensão. Adquirido da empresa SRD – Scientific Research Data, o sistema CEUA possibilitará a automação das atividades da CEUA, facilitando seu fluxo de trabalho e minimizando consideravelmente os esforços necessários para a realização das atividades da coordenação, secretaria e relatoria. Ao agilizar e sistematizar o trâmite dos processos, o uso do sistema trará ainda mais transparência aos trabalhos da comissão, bem como cooperará para eliminar falhas e atrasos. Adicionalmente, a realização de todo o trâmite de forma online traz ainda maior integração dos câmpus fora de sede, bem como vai ao encontro das ações emergenciais de enfrentamento da pandemia de COVID-19.

 

O endereço para acessar o sistema é: http://sistemaceua.ufsj.edu.br/  

 

Neste website, o docente encontrará não só o link do formulário de submissão, bem como orientações de uso, manual do pesquisador, campos para contato com a comissão e outras informações úteis. De maneira geral, o uso do sistema é bastante intuitivo e o docente não encontrará dificuldades maiores para o usar. Recomenda-se fortemente, entretanto, que os usuários assistam pelo menos do minuto 4 ao 30 do vídeo de treinamento do sistema, já que esta é a parte que interessa ao solicitante. Um segundo vídeo curto (~8 min) produzido pela CEUA contém importantes informações adicionais sobre a documentação que deve ser anexada no momento da submissão.

 

O vídeo de treinamento pode ser acessado em: https://youtu.be/Kn6EaO47dmk

 

O vídeo sobre documentação pode ser acessado em: https://youtu.be/GLJ1Bn47qYA

 

Adicionalmente, caso ainda permaneçam dúvidas ou problemas venham a ocorrer, os usuários do sistema podem entrar em contato com a comissão por um e-mail dedicado a dar suporte ao docente.

O e-mail dedicado ao suporte do sistema é: suporte.sistemaceua@ufsj.edu.br

A orientação da CEUA é que os pesquisadores façam as novas solicitações desde já exclusivamente pelo sistema online. Entretanto, a comissão ainda aceitará submissões no formato antigo até o final deste mês, dia 31/08/2020. A partir de então, submissões fora do sistema serão rejeitadas na origem.

Sem mais para o momento, a comissão se coloca à disposição da comunidade acadêmica para sanar dúvidas e eventuais dificuldades com o novo sistema.

Cordialmente,

CEUA/UFSJ 

 


 

PRÓXIMA REUNIÃO CEUA

 

Formulários  protocolados, relatórios finais e parciais e adendos adequadamente instruídos e recebidos pela CEUA até 01/09/2020 poderão ser apreciados na reunião ordinária de 11 de setembro de 2020.

 


 

PLANO DE TRABALHO  DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DA DOENÇA COVID-19

 

Como medida preventiva, o atendimento da CEUA será exclusivamente por e-mail a partir de 20/03/2020.

Em atendimento a Portaria nº 122, de 21 de março de 2020, a CEUA:

- apreciará os protocolos, adendos, relatórios e anexos submetidos eletronicamente, para o endereço , e assinados pelo coordenador do projeto;

- suspende, por tempo indeterminado, o envio obrigatório dos documentos impressos à Coordenação da CEUA;

- dentro do possível, cumprirá a agenda de reuniões mensais ordinárias, utilizando aplicativo de videoconferência, mantendo o sigilo e a privacidade das informações tratadas durante as reuniões.

 


 

Secretaria da CEUA

~ atendimento presencial: SUSPENSO POR TEMPO INDETERMINADO ~

 


 

ALTERAÇÃO DE ENDEREÇO

 

A Coordenação da CEUA/UFSJ está localizada na sala 1.26, campus Dom Bosco

Praça Dom Helvécio, 74, Dom Bosco, CEP 36301-160

São João del-Rei, MG

 

Contato presencial ou por e-mail: ceua@ufsj.edu.br

 

Novo telefone de contato: (32) 3379-5593

 


 

INSTALAÇÃO ANIMAL/BIOTÉRIO SETORIAL/LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DA UFSJ

 

 

É responsabilidade do coordenador do projeto/material didático anexar carta de ciência dos coordenadores do biotério setorial/laboratório experimental da UFSJ sobre o encaminhamento e a execução do Protocolo de pesquisa/extensão/ensino a CEUA.

 Todo biotério/laboratóriode produção, manutenção e experimentação animal deve estar cadastrado no Novo CIUCA/MCTIC*, por intermédio da CEUA/UFSJ.

 

* A Resolução Normativa nº 36, de 5 de outubro de 2017, estabelece o prazo de 120 (cento e vinte) dias, a partir de sua publicação em 09/10/2017, para as instituições que produzem, mantêm ou utilizam animais em ensino ou pesquisa científica, já credenciadas ou não junto ao CONCEA, preencherem o cadastro na nova plataforma do CIUCA.