UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
 
O Curso:
O curso de Administração é um dos cursos mais antigos da UFSJ. Há mais de 30 anos forma profissionais (bacharel em Administração) para atuarem tanto na área pública como na área privada e terceiro setor. O curso foi reestruturado em 2008 e contempla um currículo atualizado e atentando para as necessidades do mercado atual e de acordo com as diretrizes curriculares do Ministério da Educação e Cultura.
Portanto, o curso de Administração busca privilegiar, através dessa formação, o desenvolvimento integral do aluno, visando à ampliação de sua capacidade de análise, crítica e empreendedorismo, estimulando e incentivando criatividade, tendo em vista contribuir para uma adequada e efetiva atuação em seu campo de trabalho.
O curso é oferecido em duas modalidades: curso integral e curso noturno, com a oferta de 40 vagas para cada turno e que pode ser integralizado em 7 (sete) semestres, na modalidade de curso integral e em 9 (nove) semestres, para o curso noturno. Prevê-se um prazo mínimo de integralização em 6 (seis) semestres para o curso Integral e de 8 (oito) semestres para o curso noturno e um prazo máximo de integralização de 12 (doze) semestres para o curso Integral, e de 16 (dezesseis) semestres para o curso noturno.
 
A estrutura curricular do referido curso contempla a organização de unidades curriculares em quatro Núcleos de Formação organizando os componentes curriculares e visando a integração entre teoria e prática além de proporcionar flexibilização curricular:
1) Núcleo Comum (240h);
2) Núcleo de Formação Básica (1.020h);
3) Núcleo de Formação Profissional (1.380h – incluindo o Estágio Curricular Supervisionado com 300h) e
4) Núcleo de Formação Complementares (540h acrescidas as 300h de Atividades Complementares obrigatórias).
 
Além disso, é um curso reforçado pelas inserções institucional, política, social e geográfica, a oferta e sua vocação, tendo como base as cargas horárias das atividades didáticas, a distribuição das unidades curriculares para fazer acontecer a interdisciplinaridade, os modos de integração entre teoria e prática, os modos de avaliações do ensino aprendizagem do(a) aluno(a), o incentivo à pesquisa, as atividades de estágio curricular supervisionado, as atividades complementares durante todo o curso com a finalidade de maior interação e maior conhecimento complementar das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  
Áreas de Atuação:
O Administrador formado pelo curso de Administração pela UFSJ pode assumir papel como assessor, executivo, pesquisador ou professor nas áreas de finanças, logística, gestão de pessoas, material, marketing, tecnologia da informação, varejo e serviços, gestão da produção e da qualidade, administração do meio ambiente, dinâmica do mercado externo, gestão estratégica e administração geral. Ainda como administrador pode, também, abrir seu próprio negócio e gerenciá-lo, trabalhar em diversas áreas internas de uma empresa, prestar serviços para o governo ou, ainda, fazer consultoria tanto para empresas privadas quanto para órgãos públicos.
 
Espera-se que o egresso do Curso de Administração da UFSJ seja um profissional com princípios éticos e morais, competências e habilidades necessárias ao seu exercício, com visão global, atuante na comunidade, com capacidade de promoção do bem estar social de forma pró-ativa, empreendedora e ética.
 
Diferencial:
O nosso maior diferencial é a qualidade com que formamos nossos alunos para atuarem como Administrador, visto que o curso conta com excelentes e atuantes profissionais e professores mestres e doutores em regime de dedicação exclusiva. É um curso dinâmico, versátil, abrangente, integrado, progressivo e com ementas que interligam conteúdos de formação profissional, formação básica e suas tecnologias, além de conteúdos de formação complementar para enriquecimento do perfil do egresso. Nossos(as) alunos(as) participam de diversos projetos de pesquisas, de Iniciação Científica, de monitorias, de estágios extracurriculares dentro e fora da Instituição, de consultorias geradas pela Empresa Júnior, do Fórum Mineiro de Administração (CRA/MG), da Semana de Administração e outras atividades que complementam a formação desejada. Por isso acreditamos que o nosso futuro Administrador estará sempre apto para o "saber ser" o "saber fazer" e o "saber agir" nos vários segmentos do campo de sua atuação.