UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
 

O Curso de Administração da UFSJ origina-se da Fundação Universitária Municipal de São João del-Rei (e nomeada posteriormente para Fundação Municipal de São João del-Rei) criada em 1970, após a aquisição das instalações físicas do Colégio Santo Antônio pela Prefeitura Municipal, obtendo autorização de funcionamento as Faculdades de Ciências Econômicas, mais tarde denominada Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis – FACEAC. O curso de Administração da UFSJ foi reconhecido pela primeira vez através do Decreto nº 77.167 de 13 de fevereiro de 1976. As primeiras turmas dos cursos de Administração e Ciências Econômicas colaram grau no dia 16 de julho de 1976.

Posteriormente, a FACEAC uniu-se a duas outras instituições de ensino superior existentes em São João del-Rei, quais sejam: Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras e a Faculdade de Engenharia Industrial. Dessa fusão, surgiu a Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI), conforme lei nº 7.555 de 18 de dezembro de 1986, que, posteriormente, em 19 de abril de 2002, veio a se tornar a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O curso foi reestruturado em 2019 e contempla um currículo atualizado e atentando para as necessidades do mercado atual e de acordo com as diretrizes curriculares do Ministério da Educação e Cultura.

O Curso de Administração da UFSJ tem como objetivo formar bacharéis em Administração responsáveis, críticos, reflexivos e éticos com competências técnicas, humanas e conceituais para atuarem em empreendimentos públicos e privados, coletivos e individuais, conscientes das comunidades em que estão inseridos, com visão ampla não só dos problemas organizacionais como também sociais, políticos e econômicos, que podem ter impacto nas organizações.

O número total de vagas do Curso de Administração é de 80 (oitenta), anualmente, sendo 40 (quarenta) vagas para o turno Integral e 40 (quarenta) vagas para o turno Noturno, ambos com entrada no primeiro semestre letivo. Prevê-se um prazo mínimo de integralização em 8 (oito) semestres para o curso Integral e de 9 (nove) semestres para o curso noturno e um prazo máximo de integralização de 12 (doze) semestres para o curso Integral, e de 13 (treze) semestres para o curso noturno.

 A estrutura curricular do referido curso contempla a organização de unidades curriculares em quatro Núcleos de Formação organizando os componentes curriculares e visando a integração entre teoria e prática além de proporcionar flexibilização curricular:

1) Conteúdos de Formação Básica (924h);

2) Conteúdos de Formação Profissional (1.785h – incluindo o Estágio Curricular Supervisionado com 300h e TCC 33 horas);

3) Conteúdos de Formação Quantitativos e suas Tecnologias (264 h);

4) Conteúdos de Formação Complementar (348h acrescidas as 150h de Atividades Complementares obrigatórias).

 

Além disso, é um curso reforçado pelas inserções institucional, política, social e geográfica, a oferta e sua vocação, tendo como base as cargas horárias das atividades didáticas, a distribuição das unidades curriculares para fazer acontecer a interdisciplinaridade, os modos de integração entre teoria e prática, os modos de avaliações do ensino aprendizagem do(a) aluno(a), o incentivo à pesquisa, as atividades de estágio curricular supervisionado, as atividades complementares durante todo o curso com a finalidade de maior interação e maior conhecimento complementar das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Áreas de Atuação:

O Curso de Administração da UFSJ qualifica pessoas para terem capacidades e habilidades de administrarem organizações dos mais variados tipos, como organizações públicas e privadas, coletivas ou individuais, rurais e urbanas. É fundamental, portanto, que sua estrutura curricular dê conta de atender a estas especificidades. O Administrador formado pelo curso de Administração pela UFSJ pode assumir papel como assessor, executivo, pesquisador ou professor nas áreas de finanças, logística, gestão de pessoas, material, marketing, tecnologia da informação, varejo e serviços, gestão da produção e da qualidade, administração do meio ambiente, dinâmica do mercado externo, gestão estratégica e administração geral. Ainda como administrador pode, também, abrir seu próprio negócio e gerenciá-lo, trabalhar em diversas áreas internas de uma empresa, prestar serviços para o governo ou, ainda, fazer consultoria tanto para empresas privadas quanto para órgãos públicos.

 

Espera-se que o egresso do Curso de Administração da UFSJ seja um profissional com princípios éticos e morais, competências e habilidades necessárias ao seu exercício, com visão global, atuante na comunidade, com capacidade de promoção do bem estar social de forma pró-ativa, empreendedora e ética.

 

Diferencial:

O nosso maior diferencial é a qualidade com que formamos nossos alunos para atuarem como Administrador, visto que o curso conta com excelentes e atuantes profissionais e professores mestres e doutores em regime de dedicação exclusiva. É um curso dinâmico, versátil, abrangente, integrado, progressivo e com ementas que interligam conteúdos de formação profissional, formação básica e suas tecnologias, além de conteúdos de formação complementar para enriquecimento do perfil do egresso. Nossos(as) alunos(as) participam de diversos projetos de pesquisas, de Iniciação Científica, de monitorias, de estágios extracurriculares dentro e fora da Instituição, de consultorias geradas pela Empresa Júnior, da Semana de Administração e outras atividades que complementam a formação desejada. Por isso acreditamos que o nosso futuro Administrador estará sempre apto para o "saber ser" o "saber fazer" e o "saber agir" nos vários segmentos do campo de sua atuação.

 
PROJETOS PEDAGÓGICOS
 
Projeto Pedagógico do Curso Curriculo 2019
 
Projeto Pedagógico do Curso Curriculo 2007/2009 
PPC Reestruturado

Última atualização: 06/09/2022