O curso de Matemática, bacharelado, terá um programa flexível de forma a qualificar os seus graduados para a Pós-graduação, visando à pesquisa e ao ensino superior, ou para fornecer uma formação que ofereça oportunidades de trabalho fora do ambiente acadêmico. Nesse contexto, espera-se que os egressos tenham:

Uma sólida formação de conteúdos de Matemática;

Uma formação que lhes prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional;

Uma visão de seu papel social e capacidade de se inserir em diversas realidades;

 Autonomia intelectual, que o capacite a desenvolver uma visão histórico-social, necessária ao exercício de sua profissão

Capacidade para estabelecer relações solidárias, cooperativas e coletivas;

Possibilidade de produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e tecnologias, de forma a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de preocupar-se em conservar o equilíbrio do ambiente;

Constante desenvolvimento profissional, exercendo uma prática de formação continuada e que possa empreender inovações na sua área de atuação.

Objetivos: O Curso objetiva a preparação de profissionais para atuarem tanto na carreira acadêmica quanto no mercado de trabalho. Para estar de acordo com o PARECER 1.302/2001 do CNE/CES, e com a Resolução CNE/CES Nº3, de 18 de fevereiro de 2003, esse Curso de Matemática apresenta uma estrutura flexível, qualificando os seus graduados para a continuidade de seus estudos em nível de pós- graduação, visando tanto ao desenvolvimento de pesquisa científica, quer dentro ou fora do ambiente acadêmico e à capacitação de profissionais que atuem no ensino superior, quanto à entrada em empresas, indústrias, bancos e no mercado de trabalho em geral.

Competências e Habilidades: Que o egresso seja capaz de:

Capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;

Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;

Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;

Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;

Habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico científico na análise da situação-problema;

Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;

Conhecimento de questões contemporâneas;

Educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social;

Participar de programas de formação continuada;

Realizar estudos de pós-graduação;

Trabalhar na interface da Matemática com outros campos de saber