Perfil Profissional do Egresso: O graduado no curso de Matemática, Licenciatura, da UFSJ para ser professor de matemática da escola básica deve ser um profissional capaz de apresentar domínio de conteúdos matemáticos e uma compreensão do papel da matemática no mundo, assumindo uma postura crítica frente às situações e exercendo sua autonomia intelectual na construção de uma consciência de cidadania. Além disso, deve ter habilidade para refletir sobre sua prática, tomá-la como objeto de investigação e ser capaz de compreendê-la.

Objetivos: O Curso de Matemática tem por objetivo formar o professor de matemática para atuar nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio da educação básica. A formação aqui oferecida visa à associação das questões específicas relacionadas ao saber de referência (área técnica) aos aspectos educacionais mais amplos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. Para isso, o futuro professor deverá ser habilitado por meio de conhecimentos filosóficos, históricos e científicos que possibilitem o exercício crítico e autônomo de sua prática docente e a consequente reflexão e intervenção sobre essa prática.

Competências e Habilidades: Os documentos curriculares nacionais para o ensino da matemática nos níveis fundamental e médio enfatizam a participação crítica e a autonomia do aluno, tendo como eixo orientador o papel da matemática na construção da cidadania. O professor de matemática, portanto, para que possa contribuir para a formação dos cidadãos brasileiros, precisa ser, ele próprio, crítico, autônomo e consciente da sua cidadania. Seu processo formativo deve oferecer possibilidades para desenvolver as seguintes competências:

- apresentar domínio de conteúdos matemáticos e uma compreensão do papel da matemática no mundo;

- exercer a profissão de forma crítica e desafiadora, ao invés de ser um mero transmissor de explicações e teorias ou treinador de técnicas e habilidades;

- portar uma visão educacional e conjuntural que lhe permita intervir na realidade;

- ser capaz de refletir no decurso de sua prática docente e a respeito dela;

- compreender desafios e apresentar respostas com senso crítico e autonomia;

- saber articular o conhecimento matemático com outras áreas do conhecimento;

- saber articular conhecimentos específicos de matemática com teorias de ensino e aprendizagem;

- utilizar as diversas tecnologias disponíveis como ferramentas para o ensino e a aprendizagem matemática;

- ser agente de transformação na escola e na comunidade em que está inserido.

 

Além disso, o professor de matemática deve desenvolver habilidades para:

- expressar-se, escrita e oralmente, com clareza e precisão;

- analisar, selecionar e elaborar material didático;

- planejar cursos dentro de referenciais metodológicos;

- modelar e resolver problemas;

- reunir, analisar e interpretar dados;

- interpretar gráficos e representar informações graficamente.


Última atualização: 29/09/2020