INFORME FEVEREIRO/2021

 
Balanço de atividades
 
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ divulgou, após reunião do dia 5 de fevereiro, balanço das suas ações, inclusive dos subcomitês, criados em agosto e setembro, em cada campus. Para facilitar a consulta, foi criada a aba "Atividades", dentro do site do Comitê, que será atualizada regularmente.
 
Entre as atividades listadas até o dia 5, estão a elaboração do protocolo de biossegurança e de cartilha de prevenção à Covid-19 em ambiente de trabalho; o levantamento de locais de alta contaminação e daqueles nos quais é preciso isolar o servidor que atende ao público; o treinamento dos vigilantes e funcionários terceirizados; o apoio às orientações para entrada nos campi e proteção individual e para higienização e desinfecção dos ambientes; levantamento e adequação dos espaços físicos; a criação e manutenção do site do Comitê e dos boletins da situação nas cidades em que a UFSJ tem campi. 
 
Acesse o menu "Atiividades" clicando aqui.
.
Comitê assessora elaboração de planejamento de retomada das atividades presenciais
 
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da UFSJ irá assessorar a elaboração de todo o planejamento de retomada gradual das atividades presenciais no âmbito da Universidade. Segundo o reitor da UFSJ, Marcelo Pereira de Andrade, a volta será gradual e o protocolo de biossegurança elaborado coletivamente será seguido em detalhes.
 
Desde julho de 2020, os membros do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 estão trabalhando com o protocolo de biossegurança para retomada das atividades presenciais. Na semana passada, inclusive, o planejamento técnico, que pode servir de orientação para a comissão a ser criada, foi apresentado na reunião do Comitê.
 
Segundo a presidente do Comitê e vice-reitora, Rosy Maciel, o plano é amplo, dividido em várias fases, e leva em conta as normativas da Organização Mundial de Saúde, portarias do Ministério da Educação e diretrizes do governo do Estado de Minas Gerais. “As recomendações sanitárias gerais e específicas estão detalhadas no documento, que foi dividido em cinco etapas: ações iniciais prévias; etapas do retorno do ensino presencial; monitoramento das atividades presenciais; orientações específicas de isolamento em caso de sintomas ou contato com pessoa suspeita de Covid-19; e protocolos sanitários para o retorno presencial”, explicou.
 
A intenção do Comitê, explica Rosy, é o assessoramento técnico, uma vez que o grupo é composto, entre outros membros, por vários especialistas na área de infectologia, virologia e epidemiologia. 
 
Deverá ser constituída uma comissão específica para a definição das linhas gerais do planejamento, que viabilize a volta presencial gradual e o parecer favorável do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da UFSJ.
 
Confira matéria divulgada no site da UFSJ

 

INFORME JANEIRO/2021

 

Cresce número de internados de São João, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas

Você sabia que a UFSJ publica, diariamente (exceto fim de semana e feriados), boletim com os principais dados sobre a Covid-19 de São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas? O acompanhamento dos boletins permite monitorar a evolução da pandemia em cada uma das cidades onde a UFSJ tem campus. Nos últimos 30 dias, por exemplo, houve crescimento no número de pacientes internados com Covid-19 ou suspeita dessas quatro cidades.

Em 4 de dezembro, o boletim apontava 10 moradores de São João del-Rei internados; 44 nas enfermarias de Divinópolis e 32 nas CTIs da mesma cidade; três em Ouro Branco; e 41 em Sete Lagoas. Já o boletim de 4 de janeiro indica 25 em São João (crescimento de 150%); 72 em enfermaria e 55 em CTI de Divinópolis (65% de aumento); 4 em Ouro Branco (33% a mais); e 60 em Sete Lagoas (46%).

Todos os boletins publicados desde o dia 20 de junho podem ser acessados publicamente pelo link https://ufsj.edu.br/comitecovid/boletim_epidemiologico.php.


Conheça o protocolo de biossegurança da UFSJ

Em agosto deste ano, a UFSJ lançou o Protocolo de Biossegurança e Conduta para a Pandemia de Covid-19. O documento, elaborado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da UFSJ e subcomitês de campus, traz uma série de procedimentos a serem adotados para garantir a segurança das pessoas em caso de necessidade de utilizar o espaço físico da Universidade. Embora o protocolo seja focado na realidade da UFSJ, muitas recomendações podem ser utilizadas também em outros contextos, especialmente neste momento de crescimento da pandemia em nosso país.

A presidente do Comitê, vice-reitora Rosy Ribeiro, explica que as informações foram organizadas de forma a orientar o público em três diferentes situações, facilitando a adoção das medidas necessárias em cada caso. Essas situações previstas são: a entrada nos prédios dos campi nos períodos emergenciais; o cuidado e a proteção individual durante a permanência; e o uso e a higienização dos ambientes.

Que tal conferir item por item do protocolo, para garantir que todos os cuidados possam ser tomados também em 2021? Clique aqui para acessar o protocolo.


Última atualização: 09/02/2021