BACHARELADO

 

________________________    OBJETIVOS DO CURSO

 
 
 
 
O Curso de Enfermagem visa contribuir para a formação de um profissional com características próprias da contemporaneidade, generalista, com responsabilidade social capaz de atuar em equipe interdisciplinar, nos diversos níveis de assistência em saúde, sendo enfermeiro e ativador de processo de mudança na promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo, da família e da comunidade; pautados em conhecimentos teóricos, técnicos, científicos, em princípios éticos/bioéticos e na concepção do Sistema Único de saúde.

Nos dois primeiros semestres do curso, a Unidade Curricular da Prática de Integração Ensino Serviço e Comunidade (PIESC), com foco na prática da atenção primária à saúde, na qual se contextualizam os conteúdos teóricos, distribuídos pelas unidades curriculares, as quais visam, tão somente, sistematizar elementos para a construção de competências. Busca-se, assim, desde o primeiro momento, inserir os estudantes na prática da saúde coletiva. Os semestres subseqüentes são específicos da formação do enfermeiro e acrescentam ao foco dado à atenção primária à saúde, dividindo espaço com esse, a atenção de nível secundário e núcleos integrados de saúde (nível complementar da assistência) e a formação hospitalar necessária para a formação do enfermeiro generalista.

O curso de graduação em enfermagem está organizado em regime seriado semestral, com duração de 09 semestres para o bacharelado, conforme previsto na organização didático pedagógica, sendo as unidades curriculares integralizadas por semestre de acordo com a programação acadêmica do curso. 
 
 
    
___________________    TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO
 
      
- Mínimo em 9 (nove) semestres
- Máximo em 12 (doze) semestres
   
 
veja mais
 
 
 

Última atualização: 22/12/2021