A evolução tecnológica e a inovação no desenvolvimento de produtos e processos evidenciou a necessidade de um curso multidisciplinar, que integre elementos de diferentes áreas do conhecimento.
Nesse cenário se insere o curso de Engenharia Mecatrônica, baseado na multidisciplinaridade e integração das áreas de Mecânica, Elétrica/Eletrônica e Computação.
________ __ __ ___ OBJETIVOS DO CURSO
O objetivo principal, atendendo às exigências profissionais de uma sociedade que evolui muito rapidamente, é proporcionar aos alunos um conhecimento sólido e amplo, apresentando também metodologias de trabalho a serem exercitadas em "estudos de caso".
Nesse sentido, os objetivos do Curso de Engenharia Mecatrônica da UFSJ são: formar engenheiros voltados à resolução fundamentada de problemas e à concepção e desenvolvimento de novos produtos; incentivar a responsabilidade profissional e o conhecimento das inter relações entre a técnica e os meios social e natural; incentivar o pensamento autônomo e interdisciplinar, o trabalho em equipe e a capacidade de comunicação. A meta do curso é formar Engenheiros Mecatrônicos com sólida formação tecnológica e características de desenvolvedor. Sob perfil desenvolvedor entende se um profissional capaz de criar novos produtos a partir da síntese ou integração de diferentes tecnologias contemporâneas; subentende se também uma série de habilidades e posturas que deverão ser estimuladas ao longo do curso e, portanto, valorizadas em todas as disciplinas: postura pró ativa, confiante e criativa; habilidade para organizar, planejar e se expressar; capacidade de liderança, para trabalhar em equipe e para raciocinar sobre uma sólida formação tecnológica. A formação técnico científica deverá garantir um sólido conhecimento das inter relações técnicas e das conexões com o meio social e natural. Pretende se formar um profissional com uma sólida base em mecânica e com conhecimentos equilibrados em eletrônica e informática para aplicação direta em sistemas mecatrônicos.
_______________ ___ O QUE FAZ O PROFISSIONAL
A rápida inovação tecnologia e a característica complexa dos produtos que serão introduzidos futuramente exigem do engenheiro uma visão global dos processos de concepção de novos produtos, incluindo, manufatura Enxuta, Engenharia de Sistemas e a correlação Engenharia de Processos x Engenharia de Produtos. O engenheiro mecatrônico trabalha em equipes multidisciplinares (como líder ou membro) e utiliza ferramentas computacionais atualizadas, otimizando diferentes ramos de atividade produtiva como: Automação de Processos discretos (Automobilística e Metal Mecânica), Automação de Processos Contínuos (Petróleo, Biocombustíveis, Mineração, Têxtil, Álcool e Açúcar, Alimentícia), Desenvolvimento de Produtos (Dispositivos Eletromecânicos, Biomédicos, Conforto e de Entretenimento). O profissional de mecatrônica tem condições ímpares de avaliar e fornecer informações tecnológicas estratégicas para tomada de decisão na esfera de gestão de negócios; seu perfil interdisciplinar é muito apropriado também para a carreira cientifico/acadêmica.