BACHARELADO
 
___________________________   OBJETIVOS DO CURSO
 
O principal objetivo do curso de medicina da UFSJ é garantir que o médico formado, seja capaz de prestar atenção médica integral e ampliada, fundamentada no equilíbrio entre excelência técnica e relevância social, a partir de quatro focos de competência: gestão de serviços da saúde, cuidado individual, cuidado coletivo, e produção e difusão de conhecimentos.
O projeto pedagógico está construído na perspectiva da aprendizagem significativa, que estimula a busca do conhecimento por parte dos estudantes, tendo no professor o facilitador do processo de aprendizagem, em um processo centrado não no ensino/professor pela transmissão passiva de conhecimentos – e, sim, centrado no aprendizado, no aluno, como sujeito do processo. Baseado no processo dinâmico da “ação-reflexão-ação”, o projeto propõe a inserção dos estudantes, desde o início do curso, nos serviços de saúde, em atividades práticas, em pequenos grupos. As unidades curriculares alternam e combinam sessões de tutoria, estudos autônomos e aulas expositivas e experimentais, com sistematizações, análises e sínteses conceituais, estimulando a autonomia na aprendizagem e uma atitude aprendente, crítica e reflexiva, que habilite para a tomada de decisões e o trabalho em equipes.
Para atender à proposta de educação médica da UFSJ, o curso de Medicina será orientado por competência e seu currículo dividido em três ciclos de dois anos.
O primeiro ciclo se desenvolve, integralmente, com o curso de enfermagem, constituindo-se assim o ciclo básico da saúde. Tal ciclo tem foco na prática da atenção primária à saúde, na qual se contextualizam os conteúdos teóricos, distribuídos pelas unidades curriculares, as quais visam, tão somente, sistematizar elementos para a construção de competências. Busca-se assim, desde o primeiro momento, inserir os estudantes na prática da saúde coletiva.
O segundo e terceiro ciclos são específicos da formação do médico e acrescentam ao foco dado à atenção primária à saúde, dividindo espaço com esse, a atenção de nível secundário, especialidades ambulatoriais e núcleos integrados de saúde (nível complementar de assistência) e a formação hospitalar necessária para formação do médico generalista (nível hospitalar).
 
________________________________   TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO
 
- Mínimo de 12 semestres
- Máximo de 16 semestres
 
 
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