(clique para expandir o menu)
Webinar propõe controle de sistemas como forma de enfrentamento a pandemias

O Grupo de Controle e Modelagem (GCOM) do Departamento de Engenharia Elétrica (Depel) da UFSJ realiza seu primeiro webinar, a fim de contribuir com soluções de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Na quinta-feira, 30, às 18h, videoconferência com o professor da UTFPR Cristiano Agulhari falará sobre como o controle de sistemas industriais estudado na Engenharia se aplica também à contenção de epidemias, em especial ao novo coronavírus.

Além do professor palestrante, os professores do Depel Erivelton Nepomuceno, Eduardo Bento e Márcio Lacerda mediarão o debate. Essa ação faz parte do projeto Técnicas de modelagem e controle para dirimir o contágio e propagação da Covid-19, vinculado ao GCOM e aprovado no Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos (PIE-COVID-19), da UFSJ.

Erivelton explica que controlar sistemas nada mais é do que tomar ações que levem o sistema de interesse a se comportar de uma forma desejada. “Esse conhecimento inicialmente aplicado em máquinas mostrou-se útil para outros tipos de sistemas, como biológicos e ecológicos, sendo a epidemia um desses sistemas em estudo”, completa o professor.

A palestra online do professor Cristiano Agulhari trará uma visão geral de técnicas de controle moderno, com foco na aplicação de estratégias de controle em diversos meios e contextos, desde sistemas industriais até controle de epidemias.

O GCOM já organizava seminários presenciais regularmente. A iniciativa de transformá-los em webinar tem como objetivo contribuir na pesquisa do combate à pandemia e manter uma conexão entre professor e aluno. Além de que, como destaca Erivelton: “Mesmo com as dificuldades e limitações que enfrentamos, devemos continuar a trabalhar, a pesquisar, a viver. Precisamos nos adaptar.”

Há várias pesquisas sobre aplicação de controle de sistemas na pandemia de Covid-19 na UFSJ e em outras instituições de ensino. Para mais informações, acesse: https://ufsj.edu.br/gcom/covid-19.php.

O webinar é gratuito e aberto a todos os públicos. Não é necessária inscrição prévia e os interessados poderão participar neste link

Embates futuros à Covid-19

O projeto Técnicas de modelagem e controle para dirimir o contágio e propagação da Covid-19 pretende discutir futuramente a regionalidade da epidemia. Isso porque atualmente se avalia o número de casos por cidade, Estado e país. “Mas talvez um ponto mais relevante seja a regionalidade em que o sistema de saúde atua”, propõe Erivelton.

Os leitos disponíveis em São João del-Rei atendem a vários municípios da região. Por conseguinte, de acordo com o professor, a decisão da manutenção ou não do isolamento social deve ser tomada de modo coletivo. “Como um fenômeno coletivo, o seu enfrentamento precisa ser também repensado para abranger a todos”, conclui.

Última atualização: 22/06/2020