PROFESSORES


Adriana Gomes do Nascimento

Professora da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), do Curso de Arquitetura e Urbanismo, integra o corpo docente do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas, desde agosto de 2010 e o Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) desde sua implantação. Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR (2009), Mestre em Urbanismo pelo PROURB (2000) - ambos os títulos obtidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Arquiteta e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCCAMP (1996). Líder do Grupo de Pesquisa A.T.A.-UFSJ, integrante do MALOCA/ UNILA e do Grupo de Pesquisa Arte, Arquitetura e Cidade (UFU). Experiência como professora universitária desde 2001 e pesquisadora nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional e Artes. Palavras-chave: ação, educação urbana, espaço-tempo, espaço-sociedade, cidade, metrópole, médio e pequeno portes, contexto, escala, analise urbana, políticas públicas, cultura, patrimônio, planejamento urbano e regional, território, arquitetura e urbanismo, equipamentos coletivos, espaço publico, projeto urbano, urbanização, modernidade, áreas industriais, obsolescência, arte e meio urbano, intervenções, permanência e efemeridade. Para ler textos e artigos da pesquisadora vide: http://urbanissima.blogspot.com.br/.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8228784095279939

e-mail: adrianan@ufsj.edu.br

 

Alexandre Henrique Delforge

Graduação em Educação Artística pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, USP, (1989) . Mestrado em Geografia, Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG, (2010). Doutorando em Arqueologia no MAE-USP a partir de 2013. Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 2006, atuando na área do gerenciamento do Patrimônio Arqueológico no Estado de Minas Gerais.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/0980429269146248

e-mail: delforge@ufsj.edu.br

 

Ana Cristina Reis Faria

Doutora (2018) em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP.) com a Tese: Ensinos da Prática em Arquitetura e Urbanismo: concepções subjacentes nos planos dos Estúdios do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ/MG. 2010-2018. Mestre (2003) em Ciências Sociais - Gestão de Cidades, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas, ênfase em Cultura Urbana e modos de vida, com a dissertação: Mapeando a cidade. Uma percepção urbana a partir das representações da periferia. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG (1993). Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del Rei desde 2009, na área de Projeto e Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, onde também desenvolve atividades de pesquisa, extensão, tutorias, criação e circulação de saberes.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3348964003482271

e-mail: anacfaria@ufsj.edu.br

 

Anna Sophia Barbosa Baracho

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), Máster em Medio Ambiente y Arquitectura Bioclimática pela Universidad Politécnica de Madrid (2002), MBA em Administração de Projetos com ênfase em Engenharia Ambiental pelo IETEC (2009), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho com ênfase em Perícia Ambiental pelo IEC-PUCMinas (2010) e mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura da UFMG (2013). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na linha de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento - GIC pela UFMG, pesquisadora do grupo de pesquisa - registrado no CNPq - GRAFT da UFMG, e professor assistente do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Tem experiência na criação e desenvolvimento de projetos arquitetônicos residenciais e comerciais, na elaboração de documentos ambientais, atuando principalmente nas áreas de conforto ambiental, sustentabilidade e tecnologia da arquitetura e do urbanismo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7323204010038726

e-mail: anna.baracho@ufsj.edu.br

 

Bruno de Guimaraens Amarante

Professor auxiliar da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ),no curso: Artes Aplicadas com Ênfase em Cerâmica. Mestrando em artes plásticas pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em artes plásticas, com ênfase em escultura pela UFMG (2009). Tem experiência na área de Artes com ênfase em Cerâmica. Foi professor de cerâmica da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), pela Escola Guignard de Artes Plásticas, entre 2010 a 2012. Atua no campo das artes plásticas, participando em exposições individuais e coletivas, em salões nacionais e internacionas.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/6682156093300340

e-mail: bamarante@ufsj.edu.br

 

Cristiano Lima Sales

Doutorando no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (2012). Graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de São João del-Rei (2011). Graduado em Estudos Sociais/Geografia (Licenciatura) pela Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo (2007). Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa, prática e docência: artes, história, geografia, arqueologia, antropologia, educação patrimonial e educação ambiental. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas - DAUAP, da Universidade Federal de São João del-Rei, trabalhando com conteúdos relativos à história da arte e da cultura, modelagem em cerâmica, disciplinas de formação artística e outras com conteúdo transdisciplinar voltadas para a abordagem da cerâmica como elemento de caráter histórico-antropológico integrante da cultura material e do universo simbólico das sociedades humanas. Paralelamente à atividade acadêmica, dedica-se à carreira de ceramista, na qual procura fazer experimentações unindo pesquisa e prática artística.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9994847713708488

e-mail: c.lima@ufsj.edu.br

 

Daniela Abritta Cota

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado e doutorado em Geografia (2002 e 2010 respectivamente) pela UFMG (Área: Organização do Espaço). Atuou na equipe de planejamento urbano da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, MG de 2005 a 2011. Tem experiência de docência e pesquisa nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Geografia Urbana e Análise Ambiental e Organização do Espaço, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano e regional, política urbana e habitação, política urbana e patrimônio cultural, legislação urbana, produção de moradias e capital imobiliário, organização do espaço e atividade turística. Atualmente é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ. Recebeu o VII Prêmio Brasileiro Política e Planejamento Urbano e Regional (promovido pela ANPUR) na modalidade Tese de Doutorado pelo trabalho intitulado “A parceria público-privada na política urbana brasileira recente: reflexões a partir da análise das operações urbanas em Belo Horizonte”.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8818776992177118

e-mail: abritta@ufsj.edu.br

 

Fernanda Nascimento Corghi

Docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del-Rei (DAUAP/UFSJ). Doutora em Engenharia Civil (2014) pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (FEC/Unicamp) na área de concentração de Saneamento e Ambiente. Mestre em Geografia (2008) pelo Instituto de Geociências da Unicamp (IGE) na área de Análise Ambiental e dinâmica territorial. Arquiteta e Urbanista (2005) formada pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FAAC/UNESP). Possui trabalhos publicados e consultorias técnicas nas áreas de planejamento e gestão territorial, com ênfase em bacias hidrográficas, desenho urbano, com ênfase em loteamentos e prevenção de erosões, legislação de uso e ocupação do solo e saneamento.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5823994983399863

e-mail: corgho@ufsj.edu.br

 

Flávia Nacif da Costa

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente leciona na Universidade de Itaúna e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e desenvolve projetos de arquitetura. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria, História e Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: experiência, corpo, percepção, prótese, arquitetura, design, arte, estética, sensibilidade, olhar, tecnologia e cidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6279362248463765

e-mail: flavianacif@ufsj.edu.br

 

Gedley Belchior Braga

Doutor em Ciência da Informação, área de concentração: Cultura e Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA/USP: 2004/2008]. Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração: Ciência da Informação e Documentação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo [ECA/USP:2000/2003]. Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pelo Centro de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Minas Gerais [CECOR / EBA / UFMG: 1990/1992]. Graduado em Pintura (Bacharelado) pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais [EBA/UFMG: 1985/1988]. Foi coordenador do Laboratório de Conservação e Restauro do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo de novembro de 1997 a novembro de 2006. Tem experiência nas áreas de Artes, Comunicação e Museologia, com ênfase em conservação e restauração de Arqueologia, Etnologia e Bens Culturais Móveis. Atua como artista plástico multimídia. Realizou duas exposições individuais na Galeria de Arte Raquel Arnaud, em São Paulo ["Love & Hate", 2005; "Obra Póstuma", 2008]. Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas [DAUAP] da Universidade Federal de São João Del Rei, MG.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9488059220586037

e-mail: gedley@ufsj.edu.br

 

Kleber José da Silva

Mestre na área de Processos e Procedimentos Artísticos, Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente atua como professor efetivo no curso de Artes Aplicadas na Universidade Federal de São João del Rei. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmica, processo de criação, arte sacra, pintura e escultura

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3663192033044169

e-mail: kjs@ufsj.edu.br

 

Laura Resende Tavares

Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia em arquitetura e urbanismo, mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília na área de tecnologia com ênfase em conforto ambiental e eficiência energética em edificações, cuja pesquisa aborda o Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos - RTQ-C. Atuou na área de patrimônio cultural por meio de projetos de restauração, educação patrimonial e gestão do patrimônio cultural. Atualmente, docente da Universidade Federal de São João del Rei, na área de conforto ambiental, sustentabilidade e projeto.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9531397121546974

e-mail: laura_tavares@ufsj.edu.br

 

Lívia Ribeiro Abreu Muchinelli

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2007) e mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2010). Atualmente é Professora da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5058325172247957

e-mail: liviamuchinelli@ufsj.edu.br

 

Liziane Peres Mangili

Arquiteta e Urbanista (IAU-USP/2000); especialista em Restauração e Reabilitação do Patrimônio Histórico (Universidad de Alcalá de Henares/2002) e em Cooperação Internacional (Universidade Politécnica de Madrid/2003); mestre em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP/2009) e doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP/2015). Atua nas áreas de teoria e história da arquitetura e do urbanismo, restauro e preservação do patrimônio e da paisagem históricos e culturais. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei..

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2692383884170304

e-mail: liziane.mangili@ufsj.edu.br

 

Luciana Beatriz Chagas

Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas (Bacharelado em 1996 e Licenciatura em 2003) e mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é Professora Assistente na UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei, no curso de graduação em Artes Aplicadas com ênfase em Cerâmica. Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem, Cerâmica, Escultura, Análise dos Materiais Expressivos e Arte Contemporânea.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7647302575184968

e-mail: lbchagas@ufsj.edu.br

 

Luciana Bracarense Coimbra

Doutorado em Ciências da Engenharia Civil na área de concentração em Construções Metálicas, linha de pesquisa em Ambiente Construído, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Em sua tese integrou uma abordagem contextual e numérica para avaliar a segurança da estrutura, com vistas à reabilitação arquitetônica da Rotunda de Ribeirão Vermelho-MG. Mestrado em Ciências da Arquitetura, na área de concentração em Restauro e Gestão do Patrimônio. Em sua dissertação integrou preservação do patrimônio com tecnologias construtivas, ao investigar a arquitetura religiosa de Minas Gerais por meio do estudo de caso dos ?Sistemas Construtivos da Igreja de Santa Rita?, de Uberaba MG. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Exercício do Magistério Superior: Curso de Engenharia da UEMG-Divinópolis; Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIS-Varginha; Curso de Tecnologia em Conservação e Restauro do IFMG-Ouro Preto; Curso de Arquitetura e Curso de Turismo da UNIUBE-Uberaba. Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIS-Varginha (2013-2018). Participação em Conselhos: CONPHAU - Uberaba (Chefe do Setor de Patrimônio Histórico e Cultural de Uberaba); CODEPAC - Varginha; Conselheira Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU/MG (Gestão 2018-2020); Conselheira Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU/MG (Gestão 2021-2023), sendo Coordenadora da Comissão de Ensino e Formação, Coordenadora Adjunta da Comissão Especial de Patrimônio Cultural e Coordenadora da Comissão de Equidade e Diversidade. Desenvolve projetos arquitetônicos e projetos de restauração como autônoma.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8499513689981134

e-mail: lubracarense.coimbra@ufsj.edu.br

 

 

Luciana Massami Inoue

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000) e mestrado (2010) e doutorado (2017) em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. O doutorado foi desenvolvido com o auxílio da bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, já trabalhou em diversos escritórios de arquitetura, com passagem pelo setor público e também com experiência didática. Atualmente é Professora Adjunta, na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/ MG), Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP). Pesquisa com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos temas relacionados à Arte, Arquitetura e Cidade e Patrimônio Industrial e Ferroviário.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7520294855006029

e-mail: lmi@ufsj.edu.br

 

 

Luzia dos Santos Abreu

Títulos Universitários: Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas 09/1987 e Graduação em Pintura, Escultura ou Gravura, Universidade Federal de Pelotas, 12/1990. Títulos de Pós-Graduação :Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos, UFBA, 1993 e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Área de Concentração em Conservação e Restauração, UFBA, 2002 2005. Cursos complementares: Curso de Organização da Paisagem Regional e Urbana, Pelotas/RS, 04/1982. Curso sobre preservação de Patrimônio de Montevideo, Pelotas/RS, 08/1982. Curso sobre Infraestrutura Urbana, Pelotas/RS, 06/1984. Ciclo de Estudos As Missões Jesuítico-Guaranis , Pelotas/RS, 06/1988. Curso de Arte Oriental, ILA/UFPEL, Pelotas/RS, 01/1989. Curso de Conservação da Língua Italiana, Pelotas/RS de 1988 a 1990. Curso sobre Evolução da Arquitetura Brasileira, Pelotas/RS, 06/1982. Curso de Iluminação Artificial, Pelotas/RS, 04/1985. Curso de Teoria da Restauração, na Faculdade de Arquitetura da UFRGS em 1989, 1990 e 1991. Curso Internacional de Arquitetura y Restauro Moderno y Contexto Histórico Transformaciones 1545 1997 , Roma, Itália, 1997. Curso de Verão Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Construído , realizado pela Universidade do Porto e Associação das Universidades da Região Norte, Porto, Portugal, 06/2001. Curso Intensivo Universo Urbanístico Português , promovido pelo PPG-AU UFBA, Faculdade de Arquitetura, 08/2003. Atuou como Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade da Região da Campanha/ Bagé/ RS, URCAMP, no período de 1994 até 2001, onde foi responsável pelas disciplinas de Evolução Urbana, Projeto VI (Projeto e Teoria de Restauro), Projeto VI (Projeto de Reciclagem), Evolução da Arquitetura, Desenho de Arquitetura II (Perspectiva) e Desenho de Observação II. Integrou Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais, NEUR, da URCAMP. Integrou bancas de avaliação dos trabalhos finais de graduação no Curso de Arquitetura e Urbanismo da URCAMP em 1998, 1999, 2000 e 2003. Ministrou palestra Experiência em Projeto de Restauração: Casa No 8 em Pelotas RS , no ciclo de palestras sobre Preservação de Patrimônio Histórico e Cultural em Cachoeira do Sul/RS, 04/1994. Professara convidada pelo Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Pelotas ILA/UFPEL, para atuar no Curso de Pós-Graduação em Artes Especialização em Patrimônio Cultural, Conservação e Artefatos para compor bancas de avaliação das monografias intituladas: Inventário do Ambiente Urbano , Estuques Ornamentais e Análise do Patrimônio Cultural em 1997, para ministrar as palestras Preservação de Centros Históricos e a Restauração de Monumentos Arquitetônicos em 1998 e Projetos de Restauração em Monumentos na cidade de Pelotas em 2000, para ministrar as disciplinas Diagnóstico, critérios e formas de Intervenção de Obras de Arte: pintura, papel, escultura e arquitetura e Cadastro e Registro em 2001. Painelista da Mesa-Redonda Fotografia e Memória, promovido pelo Atelier e Laboratório de Estudos e, Fotografia do ILA/UFPEL em 2002. Docente na UNIFACS (Universidade de Salvador, Bahia) onde ministrou as disciplinas de Expressão Bi-Dimensional , Expressão Bi-Dimensional II e Expressão Tri-Dimensional , desde 2003 até 2006.Professora substituta para administrar parte da Disciplina Importância do desenho de perspectiva na Museocologia , na UFBA, 2008. Desde 2006 até 2009 trabalha como Arquiteta Autônoma em projetos de Restauração em Salbador/BA.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6325187061921760

e-mail: luziasantosabreu@ufsj.edu.br 

 

Marcella Franco de Andrade

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Gestão e Restauro Arquitetônico e em Plantas Ornamentais e Paisagismo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestrado em Projeto de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou como coordenadora técnica de projetos e orçamentos. Possui experiência na confecção e gestão de projetos arquitetônicos residenciais e comerciais, urbanísticos e paisagísticos, bem como na elaboração de orçamentos e planejamentos de obras por todo o Brasil. Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), atuando na área de projetos arquitetônicos e paisagísticos, tecnologias da construção, gestão e orçamentos de obras.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8663122773611142

e-mail: mfrancoandrade@ufsj.edu.br

 

Márcia Saeko Hirata

Possui graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001), graduação em Edificações pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1990), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2004), doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Laboratório de Habitação da FAU-USP.de 2012 a 2014. Atualmente atua nos temas: produção do espaço, apropriação social do espaço, movimentos sociais e natureza.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7305281540802533

e-mail: marciahirata@ufsj.edu.br

 

Marcos Vinícius Teles Guimarães

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado em Arquitetura - Projeto arquitetônico - Universidade Nacional Autônoma do México (2005). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetônico, ensino da arquitetura, interpretação do sítio, teoria da arquitetura e pesquisa arquitetônica.


Lattes: http://lattes.cnpq.br/5453156958530984

e-mail: marcosg@ufsj.edu.br

 

Mateus de Carvalho Martins

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (2000), mestrado em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Emgenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei no Curso de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Arquitetura, com ênfase em concreto, materiais, estruturas sistemas estruturais e edificações históricas. Atua principalmente nos seguintes temas: conservação, projetos, consolidação de estruturas, edificações históricas, alvenaria de pedra e argamassa e degradação de materiais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4714325705400318

e-mail: mateusmartins@ufsj.edu.br

 

Rafael Silva Brandão

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto ambiental, arquitetura e urbanismo, planejamento urbano, energia e tecnologia da arquitetura e do urbanismo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8056000484695469

e-mail: rbrandao@ufsj.edu.br

 

Ricardo Coelho

Mestre em Artes Visuais pela Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Bacharel em Artes Plásticas pela Unesp (1999). Em Agosto de 2009 passa a atuar como Professor Assistente no Departamente de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Realizou a análise e coordenou o processo de reestruturação do Plano Pedagógico do "Bacharelado em Artes Aplicadas: ênfase cerâmica", onde atua como vice coordenador desde março de 2010. Foi coordenador pró-tempore no Curso de Educação Artística-Licenciatura Plena no Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (UNIMESP) entre Abril e Junho de 2009 onde também ministrou aulas como professor mestre de Julho de 2006 a Junho de 2009. Atuou como educador de artes plásticas na ABA - Associação Beneficente Allianz entre Janeiro de 2005 e Julho de 2009; como monitor de educação profissional III no Senac São Paulo entre Setembro de 2004 e Julho de 2009 onde atuou também como Consultor responsável pela seleção de equipe e coordenação no desenvolvimento do Curso de Graduação "Bacharelado em Design - Habilitação em Artes Visuais" oferecido pelo CAS - Centro Acadêmico Senac a partir de 2008. Artista multimídia atuando em áreas como gravura, pintura, fotografia, escultura/modelagem, vídeo, instalações e vídeo-instalções. É membro do "grupo COMfluencia" de vídeo-arte.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6863185636750994

e-mail: rpitu@ufsj.edu.br


Zandra Coelho de Miranda

Zandra Miranda cumpriu sua graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e o Master Of Arts - University of Illinois (1997) reconhecido pela USP. Defendeu seu Doutorado em Artes Visuais pela Unicamp em 2008, com a tese "Convite ao encontro caótico entre a cerâmica, a gravura e o fogo", onde expõe suas pesquisas em uma prática fronteiriça entre a gravura e a cerâmica. Atualmente é professora adjunta no curso de Artes Aplicadas da UFSJ, um curso de Artes pioneiro no país, que tem seu desenho curricular orientado para as Artes do Fogo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6788268070484615

e-mail: zandra@ufsj.edu.br


 



TÉCNICOS
 

 

 

 

Ana Cristina da Silveira - Técnica do Laboratório de Cerâmica

e-mail: anasilveira@ufsj.edu.br

Marco Túlio Ribeiro - Técnico do Laboratório de Informática

e-mail: marco.ribeiro@ufsj.edu.br

Itamar José do Amaral - Técnico em edificações

e-mail: itamar@ufsj.edu.br

Sinval José da Silva Júnior - Secretário do DAUAP

e-mail: sinval_junior@ufsj.edu.br


Última atualização: 27/02/2024