A partir do dia 04/09/19, todas as Atas do Departamento passaram a ser virtuais e se encontram na opção DOCUMENTOS no endereço abaixo:

https://sig.ufsj.edu.br/public/jsp/portal.jsf

27/11/18

1ª Assembleia Extraordinária

1 – Eleição de Chefe e Subchefe; 2 – Regimento Interno; 3 – Informes.

24/10/18

2ª Assembleia Extraordinária

1 – Encargos Didáticos.

24/10/18

3ª Assembleia Extraordinária

1 – Leitura e aprovação da Ata da 1ª Assembleia; 2 – Cronograma de Afastamento; 3 – Representante do CONSU; 4 – Gastos do Departamento; 5 – Calendário de Assembleias de 2019; 6 – Gastos com Laboratórios; 7 - Comunicados.

21/1118

4ª Assembleia Extraordinária

1 – Leitura e Aprovação da 3ª Asssembleia; 2 - Aprovação do Projeto de Afastamento do prof. Cristiano. Relatora: profa. Vanessa; 3 – Aprovação do Afastamento do prof. Cristiano; 4 - Aprovação do Projeto de Afastamento do prof. Francisco. Relatora: Profa. Vanessa; 5 – Aprovação do Afastamento do prof. Francisco; 6 – Substituição prof. Cristiano na Empresa Mosaico; 7 – Participação do Técnico do LABFO, Marcius Vinicius Barcelos no Inverno Cultural de 2019; 8 – Cronograma de Chefia, Coordenador e Representando do CONSU; 9 – Reformulação do Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação e ajustes no Projeto Pedagógico; 10 – Leitura e aprovação da ata.

20/05/19

5ª Assembleia Extraordinária

1 – Ad referendum; 2 – Aprovação do relatório final de estágio pós-doutoral da profa. Alessandra. Relatora: profa. Vanessa; 3 – Aprovação do relatório final de estágio pós-doutoral d prof. Paulo Henrique Caetano. Relatora: profa. Vanessa; 4 – Indicação do representante do CONSU; 5 – Informes; 6 – Leitura e Aprovação da Ata.

08/05/19

1ª Assembleia Ordinária

1 – Licença por motivo de afastamento do cônjuge e pedido de exercício provisório na URJ da profa. Alessandra; 2 – Edital e concurso para professores substituto para a vaga do prof. Ivan; 3 – Aprovação do RADOC 2017, 2018 e 2019 profa. Kátia para fins de progressão; 4 – Aprovação do RADOC 2017, 2018 e 2019 profa. Paulo para fins de progressão; 5 – Análise de pedido de redistribuição profa. Cláudia Arantes e Jeferson Saar; 6 – Alteração do funcionamento da secretaria do departamento; 7 – Comunicados.

22/05/19

2ª Assembleia Ordinária

1 – Encargos Didáticos; 2 – Leitura e Aprovação da Ata.

05/06/19

3ª Assembleia Ordinária

1 – Aprovação do Projeto de Afastamento da profa. Kátia. Relator: prof. Paulo; 2 – Aprovação do Afastamento da profa. Kátia; 3 – Aprovação do afastamento internacional, parte do desenvolvimento de pesquisa em estágio pós-doutoral da profa. Kátia; 4 – Concurso para prof. substituto CPD 32/2019; 5 – Recurso do Departamento; 6 – Aprovação da Ata.

07/08/19

4ª Assembleia Ordinária

1 – Ad referendum: Participação do prof. Paulo nas atividades didático-pedagógicas do programa Flagship Português de julho19 a junho/19; 2 – Comunicados; 3 – Autorização prof. Luiz Ademir ministrar disciplina PPGCOM/UFJF; 5 – Discussão sobre iniciação científica no âmbito do DCOMS; 6 – Relato chefia do Departamento; 7 – Aprovação da Ata.

04/09/19

5ª Assembleia Ordinária

1 - Ad referendum: Pareceres do RADOC: PROJETOS DE ENSINO. 1.1 - Grupo de Estudos & Pesquisas em Educomunicação – GEPEducomufsj – 17/03/2015, profa. Filomena Maria Avelina Bomfim; 1.2 - Mídias na Educação - curso à distância organizado pelo Núcleo de Ensino à Distância (NEAD)/UFSJ – 30/07/2018, profa. Filomena Maria Avelina Bomfim; PROJETOS DE PESQUISA. 1.3 – Grupo de Pesquisa - FULIA - Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes – 01/01/2010, prof. Francisco Ângelo Brinati; 1.4 – Projeto para ingresso no PROMEL - Imagem, Vestígio, Experiência Histórica e Memória – 01/12/2017, profa. Kátia Hallak Lombardi; 1.5 - PIIC - As redes sociais como novo gatekeeper da informação – 01/08/2018, profa. Luciene Fátima Tófoli; 1.6 - PIIC - O impacto da convergência digital: a migração dos jornalistas dos veículos tradicionais para as redes sociais – 01/08/2018, profa. Luciene Fátima Tófoli; 1.7 - PIIC - Colocações com a Palavra-chave Sustentabilidade: uma Análise Crítica do Discurso de Mídias no contexto pós-Brumadinho, prof. Paulo Caetano. 1.8 – PIIC -Nomeação da Realidade Social: uma Análise Crítica do Discurso de Mídias no contexto pós-Brumadinho – 01/08/2019, prof. Paulo Henrique Caetano; 1.9 – Projeto de Pós-doutorado - Educomunicação & Redes: As Estratégias Reticulares na Implantação de uma Política de Educomunicação na Rede Pública de Ensino de São João del –Rei – 01/08/2016, profa. Filomena Maria Avelina Bomfim; 1.10 – PIBIC - O Potencial do Podcast como dispositivo Educomunicativo em Prol da Consciência Crítica: um Estudo de Caso sobre sua utilização na Ensino Médio da Rede Pública na região Campo das Vertentes, 01/08/2019, profa. Filomena Maria Avelina Bomfim; PROJETOS DE EXTENSÃO. 1.10 - Agência de notícias interativa no Campos das Vertentes – MG: uma porposta de extensão sob a égide do Jornalismo Regional – 30/03/2017, profa. Filomena Maria Avelina Bomfim. 1.11 – Aprovação dos RADOCs de 2017, 2018 e 2019 da profa. Filomena Maria Avelina Bomfim para fins de progressão horizontal. 2 – Banca de Progressão do Prof. João Barreto da Fonseca; 3 – Aprovação da 5ª Assembleia Departamental Ordinária.

01/10/19

6ª Assembleia Extraordinária

1 - Banca de Progressão do prof. Cristiano Otaviano; 2 - Relato do afastamento para estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Projeto de pesquisa: "Processos de midiatização e discurso: uma aproximação de construtos teóricos para análise de processos comunicacionais-midiáticos". Orientadora: profa. Dra. Giani David Silva (CEFET-MG).  Interessado: prof. Ivan Vasconcelos  Figueiredo (UFSJ). RELATORA: PROFA VANESSA; 3 - Pedido de afastamento para estágio pós-doutoral do prof. Ivan Vasconcelos  Figueiredo;  4 - Indicação de servidor do DCOMS para atuar na coordenação da área de Cobertura Fotográfica do inverno CulturaL 2020, de 01/01/20 a 31/10/20; 5 - Recursos do Departamento; 6 - Encargos Didáticos PARA O 1º  SEMESTRE DE2020.

06/11/19

6ª Assembleia Ordinária

1 – Ad referendum: Profa. Vanessa colocou em votação a aprovação do ad referendum do RADOC 2017, 2018 e 2019 do prof. Cristiano, para fins de progressão horizontal, e foi aprovado por unanimidade. 2 – aprovação do radoc prof. Ivan; 3 - Banca de Progressão do prof. Ivan Vasconcelos Figueiredo; 2 – Tutoria do Departamento; 3 – Informes. 3.1 – Prof. Paulo; 3.2 –técnico de laboratório Mark; 4 – Cancelamentos de Assembleia Ordinária; 5 – Aprovação da Ata da 6ª Assembléia Departamental Extraordinária.

11/03/20 7ª Assembleia Extraordinária

 1 – Aprovação do relatório de estágio pós-doutoral do prof. Francisco; 2 – Ad referendum: Profa. Vanessa colocou em votação a aprovação do ad referendum ao RADOC 2017, 2018, 2019 e 2020 da profa. Alessandra, para fins de progressão horizontal, e foi aprovado por unanimidade; 3 – calendário das assembléias ordinárias para 2020; 4 – Coordenação do Laboratório de Fotografia; 5 – Aprovação da participação do prof. Luiz Ademir em programa de pós-graduação da UFJF; 6 – Aprovação da Ata da 6ª assembléia departamental ORDINÁRIA.

15/05/20 8ª Assembleia Extraordinária

1 – Ad referendum: Participação das atividades didático-pedagógicas do prof. Paulo Henrique Caetano no Programa Flagship Português, Julho de 2020 a Julho de 2021; 2 – Coordenação do Curso de Jornalismo com a saída do prof. Francisco para a Pro´-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários; 3 – Solicitação de substitutos; 4 – Alteração do Cronograma de Afastamento para qualificação;5 – Comunicação da Anuência do Departamento para Licença Capacitação; 6 – Aprovação da Ata da 8ª Assembleia Departamental Extraordinária.

24/06/20 9ª Assembleia Extraordinária

1 – Repasse das informações da Reunião da Congregação Realizada dia 22/06/2020; 2 – Suspensão Temporária do Afastamento pós-doutoral da profa. Kátia; 3 – Assuntos Gerais: 3.1 - A presidente debateu com todos sobre LIVES em formato de seminários organizados pelos professores do curso no período da pandemia; 3.2 – Devido ao distanciamento e a possibilidade de aulas remotas, os professores apresentaram propostas de atividades acadêmicas durante a pandemia bem como uma logística do retorno para ser melhor discutidas e apresentadas à comissão que será criada no âmbito da UFSJ, mostrando as particularidades e realidades do curso e do departamento. Um grupo foi formado pelo professores Luiz Ademir, Kátia condicionada à suspensão do afastamento; 4 – Aprovação da Ata da 9ª Assembleia Departamental Extraordinária.

10/07/20 10ª Assembleia Extraordinária

1 – Apreciação e resposta ao documento com diretrizes E formulário elaborado pela comissão de análise de atividades acadêmicas emergenciais ufsj/covd 19; 2 – Comunicados: 2.1 – A palavra-chave Coronavírus e a nomeação da realidade social: uma análise crítica do discurso em mídias digitais no contexto da pandemia em São João del-Rei e região. Ciências Sociais Aplicadas. Bolsa: PIBIC/UFSJ. Edital 003/2020. Vigência ago 2020 a julho 2021. Prof. Paulo Henrique Caetano.; 2.2 – A palavra-chave Tragédia e suas colocações no contexto discursivo das mídias digitais pós-rompimento da barragem de Fundão Linguística, Letras e Artes PIIC. Edital 004/2020. Vigência – maf 2021 a fev 2022. Prof. Paulo Henrique Caetano.; 2.3 – Colocações com a palavra-chave Coronavírus em mídias digitais: análise crítica do léxico da pandemia  Linguística, Letras e Artes. Bolsa: PIDAC-Af/UFSJ. Edital 007/2020. Vigência: ago 2020 a julho 2021. Prof. Paulo Henrique Caetano.; 2.4 – Os contextos discursivos do rompimento das barragens de Fundão e do Córrego do Feijão: análise crítica de colocações com a palavra-chave sustentabilidade em mídias digitais. Ciências Sociais Aplicadas. Bolsa: PIBIC-Af/CNPq. Prof. Paulo Henrique Caetano. 3 – Aprovação da Ata da 9ª Assembleia Departamental Extraordinária.

19/08/20 11ª Assembleia Extraordinária

Encargos Didáticos


Última atualização: 25/08/2020