Secretária do DQBIO sala 205 bloco1 no Campus Alto Paraopebas (CAP)

Laboratórios de ensino de graduação

Prof Responsável

contato

Laboratório de Química Geral (LQG)

CAP salas 38

bloco 6

Ana Claudia Bernardes Silva

anaclaudiabs@ufsj.edu.br

Laboratorio de Química Orgânica e Analítica (LQOA)

CAP sala 2 e 4

Vagner Fernansdes Knupp

vfk@ufsj.edu.br

Laboratório de Análise Instrumental (LAI)

CAP sala 10

Ana Maria de Oliveira

amaria@ufsj.edu.br

Laboratório de Físico-química e Inorgânica (LFQI)

CAP sala 103

bloco 1

Dane Tadeu Cestarolli

dane.cestarolli@ufsj.edu.br

Laboratório de Cultura de Células, Biologia molecular, Separação e Purificação de Biomoleculas (LACBIOS)

CAP sala 5 e 7

Sandra de Cassia Dias

sandra@ufsj.edu.br

Laboratório Biotecnológico (LABIOTEC)

CAP sala 102 e 104

bloco 1

Ênio Nazaré de Oliveira Júnior

eniobio@ufsj.edu.br

Laboratório de Bioquímica e Imunologia (LABIO)

CAP sala 9

Antônio Helvécio Totola

ahtotola@gmail.com

Laboratório de Microbiologia e Enzimologia (LAMEN)

CAP sala 110 e 112

bloco 4

José Carlos de Magalhães

josecarlos@ufsj.edu.br

Laboratórios de pesquisa

Prof Responsável

contato

Laboratório de Bioquímica e Imunologia Celular e Molecular (LABCEM)

CAP sala  108

bloco 4

Antônio Helvécio Totola

ahtotola@gmail.com

Laboratório de Polímeros e de Propriedades Eletrônicas de Materiais - LAPPEM

CAP sala 23 do Prédio do PPGTDS

Elídia Maria Guerra

elidiaguerra@ufsj.edu.br

LABORATÓRIO DE DESTILACAO E FERMENTAÇÃO -LADEF

TORRE 6 Elídia Maria Guerra brenermarra@ufsj.edu.br

USO DAS INSTALAÇÕES POR TERCEIROS

Os laboratórios de ensino podem ser usados por professores e alunos em pesquisas e trabalhos para integralização ou conclusão de curso. Para tal o interessado deverá:

Para uso das instalações:

1 - Contatar o Técnico Responsável para saber os dias e horários disponíveis para uso. Não é permitido o uso durante aulas.

• Leve uma lista de equipamentos do laboratório que se pretende usar e os reagentes e materiais para ver a disponibilidade dos mesmos.
  • Informe também se for usar equipamentos ao técnico e veja se ele pode orientar o uso, no laboratório existem manuais de operação de todos os equipamentos.

2 - Para autorização de uso dos laboratórios é necessário a solicitação de acesso formal através de preenchimento do formulário AUTORIZAÇÃO DE ACESSO A LABORATÓRIOS DO DQBIO SEMESTRAL .

• O Aluno deverá preenche-lo e assinar junto com o professor responsável (Prf orientador, se for de TCC ou TCIC responsável pela orientação ou caso seja uso para alguma disciplina de alguma matéria da grade de algum curso pedir ao professor responsável pela disciplina para assinar). O Aluno deverá portar este documento para fins de fiscalisaçãopor parte do departamento e para demonstrar aos técnicos que esta autorisado a usar o laboratório.

Se o aluno for frequentar o laboratório em horários em que os técnicos não estejam presentes deve ser preenchido um TERMO DE RESPONSABILIDADE PELO ORIENTADOR do aluno, cujo modelo, esta disponível na aba Formulários. O aluno deverá portar e apresentar este documento para retirada da chave do laboratório junto a portária do CAP para ter acesso fora do horário dos técnicos. No horário de expediente (de 13 as 22 hs) o aluno deverá procurar o técnico para ter acesso as instalações. Outro detalhe deste tipo de uso: O orientador é responsável pela treinamento e segurança do aluno para este tipo de operação, alem do acompanhamento do mesmo. O departamento não disponibilisará ninguem a acompanhar o aluno fora do horário de 13 as 22 hs.

3 - Orientação do aluno: È RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR QUE ORIENTA a conduções, acompanhamento e orientação do aluno quanto ao experimento não sendo responsabilidade do técnico de laboratório. O técnico tem como função permitir, fiscalizar e acompanhar o acesso do aluno as instalações, separar o materiais e ajudar na orientação específica de equipamentos, mas ele não esta obrigado a executar montagens e fazer experimentos para os professores e seus orientados. Sua função é estritamente de apoio e não de execução. Este assunto já foi objeto de discussão junto a PROGP cuja resposta consta do MEMORANDO Nº 120/2016 - PROGP (Identificador: 201642763) e Nº do Protocolo: 23122.007058/2016-79.

Solicitação de empréstimo de equipamento:

Alguns equipamentos podem ser deslocados para uso em outros laboratórios. Para tal, o interessado deverá ser professor da UFSJ ou técnico, não sendo permitido o empréstimo a alunos e deverá:

1 - Contatar o Técnico Responsável para saber se existe a disponibilidade de deslocamento para outro laboratório do equipamento requerido, informando o período de empréstimo (data de saída e data de retorno) e local para o qual o equipamento será levado.

2 - Preencher o FORMULÁRIO DE EMPRESTIMO DE EQUIPAMENTO e assinar. Caso envolva outro departamento o chefe do DQBIO, o chefe do outro departamento e coordenador do laboratório para onde o equipamento será deslocado deverão assinar também indicando a ciência da transferência. Este documento deverá ser feito em três vias sendo que uma ficará com o DQBIO a outra com o professor responsável que esta requerendo o equipamento e a terceira será encaminhada a prefeitura.

Empréstimo ou doação de reagente ou material

Reagentes podem ser doados ou emprestados para professores e técnicos. Para tal o interessado deverá ser professor da UFSJ ou técnico, não sendo permitido o empréstimo a alunos e deverá:

1 - Contatar o Técnico Responsável para saber se existe a disponibilidade  do reagente ou material.

2 - Preencher o FORMULÁRIO DE EMPRESTIMO OU DOAÇÃO DE REAGENTE  e assinar. Caso o professor ou técnico pertença a outro Departamento ou unidade da UFSJ envolva outro departamento o chefe do DQBIO, o chefe do outro departamento deverão assinar também indicando a ciência da transferência,

Última atualização: 13/03/2018