Centro de Referência de Cultura Max Justo Guedes (Fortim dos Emboabas)

O casarão, um dos mais antigos da cidade, foi recebido pela Universidade Federal de São João Del-Rei, por doação, em 2009, sendo tombado na instância municipal e federal, dado o seu inestimável valor histórico. Sua localização já antecipa seu inquestionável valor, visto que no bairro Alto das Mercês, há uma grande quantidade de vestígios e marcas históricas. Um exemplo seriam as betas, túneis cavados por garimpeiros do século 18. Segundo a tradição oral, o espaço físico do Centro serviu de forte a portugueses e brasileiros do norte, que nela se entrincheiraram contra o ataque dos paulistas durante a Guerra dos Emboabas, ocorrida entre 1707 e 1709. Seu nome se deve ao fato de ter sido propriedade do Almirante Max Justo Guedes.

O Fortim é sede do Projeto de Extensão "Centro de Referência de Cultura Popular Max Justo Guedes" do qual fazem parte o Museu do Barro e o Museu de Vivências. A  professora Glória Maria (DFIME), coordenadora  do  projeto,  destaca  a  importância  do Fortim   para a comunidade do Alto das Mercês, dado que, a implantação de um centro de cultura popular da universidade  no  bairro,  avulta a  importância  da  cultura de matriz africana para a constituição da identidade da cidade.
 
 
A   professora  Zandra Coelho de   Miranda (DAUAP), acrescenta ainda que o Centro possui importância estratégica para a preservação do patrimônio imaterial de São João del-Rei e região. Segundo ela, essa história, contada por este conjunto de artefatos, está registrada em documentos com pouquíssimas palavras, o que abre espaço de produção de  conhecimento  a  partir destes sobreviventes.  Em outros
termos, há um campo de estudos riquíssimo, ainda pouco explorado.
 
 
Centro de Referência de Cultura Max Justo Guedes (Fortim dos Emboabas), localizado à Rua Altamiro Flor, 0, Alto das Mercês, São João Del-Rei.
 
 
 
 
 
 
 

 

 


Última atualização: 05/11/2020