Laboratório Integrado de Pesquisas Eletromagnéticas (LAIPE)

O LAIPE está localizado no prédio novo do Departamento de Engenharia Elétrica (DEPEL), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), na sala 3.17-EL. O LAIPE foi inaugurado em setembro de 2012. Atualmente ele é coordenado pelo professor Rodolfo Antônio Ribeiro de Moura.

Dinâmica de Funcionamento e Principais Atividades de Pesquisa

Inicialmente, cumpre ressaltar que as principais atividades desenvolvidas no LAIPE correspondem àquelas associadas às pesquisas desenvolvidas no âmbito da linha de pesquisa Eletromagnetismo Aplicado - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL), fruto de uma associação ampla entre a UFSJ e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Adicionalmente, as atividades estão inseridas nos contextos dos seguintes grupos de pesquisa (cadastrados na base do CNPq): i) Grupo de Alta Tensão e Coordenação de Isolamento (GATCI), liderado pelo coordenador do LAIPE e ii) Grupo de Eletromagnetismo Aplicado (GEA). Não obstante, atividades relacionadas ao ensino e extensão são desenvolvidas no LAIPE, uma vez que o laboratório congrega, em um ambiente integrado e harmonioso, professores que atuam na área de Eletromagnetismo, bem como em suas fronteiras e adjacências, e alunos do Curso de Engenharia Elétrica (CEE), de todos os períodos, de iniciação científica e de extensão. É interesse também que, futuramente, no LAIPE sejam ministrados cursos de extensão para a comunidade e empresas que utilizam o Eletromagnetismo em seu cotidiano.

É neste contexto que foi estabelecida a infraestrutura laboratorial do LAIPE, de forma integrada, dedicada e personalizada, na área de Eletromagnetismo. Vale registrar que, a despeito de ter como foco primeiro a pesquisa, o LAIPE contribui de forma significativa para viabilizar metas e objetivos pertinentes com o projeto pedagógico estabelecido para o novo currículo do CEE, que visa formar profissionais de engenharia em quantidade e qualidade com elevado grau de competência tecnológica.

Atualmente, as principais atividades de pesquisa desenvolvidas no LAIPE contemplam as seguintes temáticas:

  • Aplicação do Eletromagnetismo em sistemas modelados por parâmetros concentrados (teoria de circuito), como por exemplo, estudo de linhas (transmissão e distribuição) de comprimento eletricamente curto e subestações operando em baixas frequências.
  • Aplicação do Eletromagnetismo em sistemas modelados por parâmetros distribuídos (ondas viajantes), como por exemplo, estudo de linhas (transmissão e distribuição) e subestações operando em altas frequências. Nesta frente de estudo, interessa o cômputo de transitórios eletromagnéticos estabelecidos nos sistemas elétricos por agentes internos (curto-circuito, manobra, energização etc.) e externos (descargas atmosféricas).
  • Modelagem eletromagnética de linhas de transmissão com ênfase no efeito do solo.
  • Avaliação de aspectos de proteção humana contra descargas atmosféricas.
  • Estudo de desempenho de linhas de transmissão frente a descargas atmosféricas e surtos de manobra.
  • Modelagem de aterramentos elétricos e solo circunvizinho para avaliação de seu comportamento transitório.
  • Avaliação da variação de parâmetros elétricos (condutividade e permissividade elétricas) de solos típicos com a frequência.
  • Projetos de aterramentos elétricos em baixa frequência, com ênfase em: medição da resistividade do solo e da resistência de aterramento, estratificação do solo, tensões de passo e de toque, limite de corrente no corpo humano.
  • Modelagem do acoplamento eletromagnético entre elementos condutores imersos no mesmo meio e em meios diferentes.
  • Interferências eletromagnéticas de linhas de transmissão (regimes permanente e transitório) em objetos metálicos situados nas faixas de passagens das linhas.
  • Estudo físico dos efeitos de ondas eletromagnéticas conduzidas e irradiadas.

Última atualização: 05/12/2023