III SEMINÁRIO EM HISTÓRIA, POLÍTICA E CENA / UFSJ – Iluminação cênica: história e ensino, novos olhares e perspectivas

 

De 01 a 05 de julho de 2020.

 

NOTA DO GPHPC - CORONAVÍRUS

O Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena da UFSJ está atento às notícias e a situação de nosso país durante a crise ainda em início de contaminação pelo coronavírus. Estamos cientes que os próximos meses se mostram um tanto incertos e se apresenta no horizonte um quadro social preocupante, mas como estamos trabalhando na organização do Seminário deste ano há meses, o consideramos que o melhor a fazer no momento é divulgar o trabalho que já está todo feito. Assim, apresentamos aqui a divulgação de nosso III Seminário, que se dedicará exclusivamente a questão do ensino da Iluminação Cênica. Iniciada aqui a divulgação do evento, seguiremos acompanhando a situação do vírus no nosso país e na America-Latina, para posteriormente, se for o caso, rever sua realização ou adiamento. Até lá, e atravessando toda e qualquer crise... seguimos! Se já era necessário antes, agora mais ainda... resistamos! Bjs a todos. Berilo Luigi Deiró Nosella e Carina Maria Guimarães Moreira – Líderes do GPHPC/UFSJ. 

SEGUEM TODAS AS INFORMAÇÕES ABAIXO:

 

APRESENTAÇÃO GERAL

O III Seminário em História, Política e Cena / UFSJ – Iluminação Cênica: História e Ensino, Novos Olhares e Perspectivas, retoma a experiência de realização dos dois primeiros seminários, em 2016 e 2018, em consonância com a proposta de atuação do Grupo de Pesquisa, ou seja, congregar ao debate acadêmicos, coletivos de artistas, pesquisadores, estudantes e movimentos sociais, afirmando, neste terceiro momento, a proposição da realização de seminários bienais com o intuito de avaliar as atividades de pesquisa, promover o debate em torno de questões pertinentes às pesquisas e divulgar, em intensa troca, os resultados das mesmas. Também se consolida como uma ação realizada pelo GPHPC no âmbito e com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas-PPGAC e com o Departamento de Artes da Cena- DEACE da UFSJ. Nesse sentido, para esse momento, o tema proposto é a Iluminação Cênica, considerando fundamentalmente suas práticas de ensino e questão da formação de futuros quadros profissionais e investigativos na área. Com este fim, organizou-se o presente seminário em 5 (cinco) frentes: 1) Palestras; 2) Mesas; 3) Apresentações de Comunicações – Iniciação Científica, Extensão, Mestrado, Doutorado e pesquisa artística não acadêmica –, da UFSJ e de fora dela; 4) Workshops; 5) Apresentações Artísticas Acadêmicas e 5) Encontros do GPHPC com os convidados para avaliações, trocas e definição de ações futuras.

 

INSCRIÇÕES

As Inscrições para o III Seminário em História, Política e Cena / UFSJ – Iluminação Cênica: História e Ensino, Novos Olhares e Perspectivas deverão ser realizadas pela plataforma Even3 - https://www.even3.com.br/IIISHPC_UFSJ_2020 - de 23/03 a 30/06/2020. A realização de Inscrição no Evento é pré-requisito, mas não garantia, para Submissão de Trabalhos e Inscrição em Atividades do Evento. Assim, deve-se primeiro realizar a Inscrição no Evento e depois selecionar e se inscrever nas atividades da programação e, se for o caso, submeter resumo para apresentação de trabalho.

 

SUBMISSÕES DE TRABALHOS

A Submissão de Trabalhos para apresentação de comunicações durante o evento será feita por meio de Resumo, constando Título, Resumo (máximo 500 palavras) e de 3 a 5 palavras-chave. A Submissão do Resumo deve ser feita na plataforma https://www.even3.com.br/IIISHPC_UFSJ_2020 de 23/03 a 10/05/2020 em formulário eletrônico da própria plataforma.

ACESSE AQUI A CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS PARA O III SEMINÁRIO DO GPHPC

 

PROGRAMAÇÃO

ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO III SEMINÁRIO DO GPHPC

 

CONVIDADOS

ACESSE AQUI O PERFIL DOS CONVIDADOS DO III SEMINÁRIO DO GPHPC

 

CLIQUE ABAIXO EM CADA UM DOS LINKS PARA VER A DESCRIÇÃO DE CADA ATIVIDADE DO III SEMINÁRIO DO GPHPC

 

PALESTRAS                     MESAS                 WORKSHOPS       

 

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS ACADÊMICAS (em breve)                   COMUNICAÇÕES (em breve)   

 

ENCONTROS DO GPHPC: Os encontros dos GPHPC com os convidados durante a realização dos Seminários ou outros Eventos tem se tornado prática recorrente do grupo de pesquisa. São encontros fechados entre os convidados e os membros do GPHPC (Coordenadores, Pesquisadores, bolsistas e voluntários), com o intuíto de apresentação e debates quanto aos projetos em andamento ou futuros do Grupo de Pesquisa, sejam individuias (projetos de pesquisa) sejam do grupo (eventos, publicações, ações de intercâmbio, etc).


Última atualização: 18/08/2022