O PET Conexões de Saberes - Da Loucura a Ciência visa maximizar os conhecimentos trazidos pelos alunos que ingressam na universidade, possibilitando assim efetivar a sua inclusão nos programas de aprendizagem e promover as diretrizes curriculares do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu. Portanto o presente PET propicia um meio alternativo e somativo de divulgação e sedimentação do conhecimento ao mesmo tempo promovendo benefícios a comunidade. O PET tem como linha mestre a Saúde Mental através da qual serão abordados os eixos, 'Bioquímica da Loucura', 'O Divino da Loucura' e 'Loucultura'. Os eixos tratam de assuntos que vão desde biologia, química, português, literatura, história e conhecimentos gerais, os quais se articularão através do ensino, pesquisa e extensão. Assim, beneficiando alunos de graduação em Enfermagem, alunos do Ensino Médio e usuários do Serviço de Saúde Mental de Divinópolis.

Mais informações: http://www.ufsj.edu.br/petcco/conexoes.php

 

O PET Bioquímica UFSJ é  um  grupo  formado  por  alunos de graduação  em Bioquímica da UFSJ do Campus  Centro-Oeste  Dona Lindu. A concepção de educação do PET Bioquímica passa pela visão do processo ensino-aprendizagem como uma construção coletiva entre os envolvidos; pela docência como ação educativa e como processo pedagógico intencional; pelo aprendizado como processo lúcido, disciplinado e ativo a ser construído pelo educando; pela interação dialógica, inter e transdisciplinaridade e unidade teórico-prática; pelo compromisso social e multiplicador do educando e, finalmente, pela culminância da educação e formação a partir da vivência científica e extensionista do educando. Estamos  envolvidos  em  atividades  integradoras de  ensino,  pesquisa e  extensão  dentro da temática Bioquímica e  temos  como  objetivos a  formação  para  a prática  da  cidadania, a  qualidade  de  vida  e  o desenvolvimento  humano,  através de práticas interdisciplinares  e  propostas  que  promovem  a interação comunidade e universidade.
 
Mais informações: www.ufsj.edu.br/petbqi
 

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro do MEC – SESu – DEPEM e CAPES. O PET-Filosofia da UFSJ foi criado em 2002. Como todo grupo PET, nossas atividades se baseiam na tríade: ensino, pesquisa e extensão. Além dessas atividades, o grupo conta com publicações periódicas, sendo: de caráter de divulgação cultural (Jornal Epimeteu), caráter científico (Revista eletrônica Existência e Arte; Revista Empório, boletim informativo (Filosofia em Foco) e também mais um novo trabalho que está sendo desenvolvido o (NPCMD) Núcleo Permanente de Criação de Material Didático.

Mais informaçõeshttp://www.ufsj.edu.br/petfilosofia/

 

O PET Materiais e Inovação Tecnológica, do  curso  de  Engenharia  Mecânica  da UFSJ, fundado em dezembro de 2010 e é advindo de uma nova série de grupos PET temáticos e  reúne os melhores alunos do curso  de Engenharia Mecânica da UFSJ para realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando a impactar positivamente  o  meio  acadêmico  e  a  sociedade.  Atualmente o PET conta com doze alunos bolsistas e seis não bolsistas, além do apoio dos alunos bolsistas do programa “Jovens talentos para a ciência”.

Desde a fundação, o PET Mecânica tem realizado vários projetos de extensão  em benefício da comunidade acadêmica, a saber: a  acolhida dos calouros (durante as primeiras semanas de aula, com palestras e explicações sobre a vida acadêmica, em uma disciplina de 40  horas  aprovada  em  colegiado  –  o  Seminário  I  de  Introdução  à  Engenharia),  o  trote solidário  (que,  diferente  do  trote  convencional,  estimula  a  filantropia  com  a  coleta  de mantimentos e distribuição em instituições de caridade), o Recicla São João (que promove a conscientização ambiental através de palestras, encontros e oficinas de reciclagem), o Xadrez Virtual  (que  tem  a  intenção  de  difundir  o  xadrez  como  esporte  através  de  uma  competição virtual),  o  Cine  PET  (que  consiste  na  criação  de  salas  de  cinema  para  alunos  do  ensino fundamental, para a exibição de filmes reflexivos e discussão assessorada por professores) e o projeto  Motivação  para  Engenharia  (que  leva  aos  alunos  do  terceiro  ano  do  Ensino  Médio ideias para cooptá-los a seguirem carreiras ligadas à engenharia). 

Dentre os projetos de ensino, o PET realizava o aulão de Cálculo I, Geometria Analítica e outras disciplinas para os calouros do curso.  Além disso, mais recentemente foi desenvolvido um material paradidático suplementar de Cálculo I, para ajudar os alunos com uma das disciplinas que mais reprovam em um curso de engenhariaNa pesquisa, o PET trabalha com o desenvolvimento de novos compósitos de ligas de materiais, em especial o magnésio.

Mais informações: http://www.ufsj.edu.br/petmecanica/

 

PET Conexões de saberes: A Difusão do Pensamento Científico como Ferramenta para a Cidadania (DPCFC) é um grupo interdisciplinar que pretende ser composto por alunos dos 5 cursos de engenharia que o Campus Alto Paraopeba (CAP) oferece, em sua formação atual abriga alunos dos cursos de Engenharia de Bioprocessos, Engenharia Química e Engenharia de Civil e conta com um grupo interdisciplinar de professores colaboradores, composto de engenheiros, físicos, biólogos, filósofos e cientistas políticos.

 

A ideia central do PET-DPCFC é difundir o pensamento científico e divulgar a importância da educação e do melhor entendimento sobre Ciência e Tecnologia como verdadeiras ferramentas para a cidadania. Para isso executamos ações internas ao CAP, que visam estender a formação universitária dos alunos para além das salas de aula, e ações externas ao CAP que aproximam Universidade e Comunidade.

Mais informações: http://petdpcfc.wixsite.com/ufsj/

 

As perceptíveis alterações climáticas e seus respectivos impactos sobre o meio ambiente preocupam de maneira crescente a sociedade que, cercada por sentimentos individualistas, só percebe as consequências do descaso com o meio ambiente a partir do momento em que sua qualidade de vida é ameaçada. É necessário que haja campanhas de conscientização e que sejam desenvolvidas técnicas cada vez mais sustentáveis a fim de reduzir os impactos causados pelo ser humano sobre o meio ambiente.

O PET Biotecnologias para a Sustentabilidade tem, portanto, o objetivo de criar um grupo de pesquisas multidisciplinar que visa o desenvolvimento de tecnologias que possibilitem o tratamento de resíduos, a geração de energia renovável, a fixação de carbono e o aumento da fertilidade do solo. Aplicando tais tecnologias na região do Alto Paraopeba, será possível resolver um problema global partindo de um enfoque local.

Além dos objetivos citados anteriormente, o grupo PET Biosus visa o aprimoramento pessoal e profissional do estudante através do incentivo à sua autonomia, em que ele é estimulado a "aprender a aprender" e, principalmente, a conscientizar-se da importância de sua participação na resolução de problemas.

Mais informações: http://petbiosusufsj.blogspot.com.br/

 

O grupo PET Agronomia vinculado ao curso de Engenharia Agronômica da UFSJ  foi criado em dezembro de 2010 com o objetivo de contribuir para a formação de profissionais atuantes em equipes multidisciplinaresem Ciências Agrárias, através do desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão. Especificamente nas atividades do grupo são incluídas diversas áreas de conhecimento, como: produção vegetal, propagação de plantas, solos, nutrição mineral de plantas, melhoramento vegetal e fitossanidade. Dentre as atividades desenvolvidas pelo PET Agronomia, destacam-se a página do grupo, a participação em encontros locais, regionais e nacionais dos grupos PET, a participação em congressos, a publicação científica, a acolhida aos novos estudantes, a promoção de atividades artísticas e culturais, ações de extensão, dentre outras. Para o desenvolvimento das atividades o PET Agronomia conta anualmente com recursos financeiros para custeio provindos do MEC/SESu. Além disso, em 2012 o grupo captou recursos da FAPEMIG através da aprovação do projeto intitulado “A fruticultura como instrumento de geração de renda para agricultura familiar”. Dentro desses aspectos o PET Agronomia busca a integração e o envolvimento de docentes e discentes em projetos da graduação e pós-graduação objetivando sempre a otimização do processo de aprendizagem e formação dos discentes da UFSJ.  

Mais informações: www.petagronomia.com