A equipe atual do HidroMec é composta por:

Coordenador: Prof. Emmanuel Kennedy da Costa Teixeira

Técnico: Paulo Eduardo da Silva Costa

Discentes: 

Gabriel Monteiro Miranda

Igor Silva Melo

Laís Matias Xavier

Lia Coelho Costa

Júlia Heringer

Lavínia Eduarda Resende e Silva

Paula Santos

Pedro Henrique Martins Santos

Priscila Godinho

Sarah Freitas

EGRESSOS (clique no link)


 

DEPOIMENTOS

 

“Hidráulica foi a área que mais me conquistou durante o curso de Engenharia Civil. Cursar a disciplina me despertou uma paixão que me levou a ser monitora e, posteriormente, desenvolver projeto de Iniciação Científica e TCC na área. Foram oportunidades únicas em minha trajetória acadêmica e pessoal. Estar na equipe do HidroMec foi muito importante para minha formação. Além disso, não poderia deixar de mencionar que descobri nesse período uma referência de professor. Sem dúvidas, o HidroMec forneceu todo o suporte necessário, tanto nas atividades teóricas quanto nas práticas realizadas no laboratório. A prática das atividades, sob uma boa orientação, é fundamental para o melhor entendimento do assunto abordado em sala".

Letícia Policarpo, Engenheira Civil. Funcionária da CSN.

 Atualmente sou professor substituto na UFSJ, meu foco para o próximo ano é ingressar no mestrado na área de Saneamento e Recursos hídricos. Esta “queda” pela carreira acadêmica já é antiga, mesmo cursando Engenharia eu sempre quis ser professor. Ter feito parte da equipe do HidroMec como monitor de Hidráulica me permitiu perceber que eu realmente gostava de ensinar, cada dúvida tirada era como um prêmio. Quando resolvi fazer o TCC na área de metodologia de ensino, atuando nas disciplinas de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica, sendo que a área de ensino não em uma área específica do curso, como é comum, muitos professores e colegas reagiram com estranhamento, mas isso só reforçou a necessidade que temos de refletir sobre nossa metodologia didática no ensino superior, que às vezes não satisfaz as necessidades do aluno. Em ambos os casos, ter feito parte do HidroMec foi com certeza uma peça chave para trilhar o caminho no qual estou hoje. Espero um dia conseguir ser a mesma fonte de inspiração para os meus alunos".

Anderson Ravik, Engenheiro Civil. Professor da UFSJ.

 
 

“No decorrer do ano de 2015 tive a excelente oportunidade de trabalhar no HidroMec. Neste período projetamos e executamos um aparato hidráulico para o aumento do número de aulas práticas na universidade. A participação em atividades laboratoriais e pesquisas é de suma importância na carreira de um engenheiro: nos ensinam a realizar projetos mais exequíveis, nos permitem entender a necessidade de detalhamentos mais precisos para execução e aumentam nossa capacidade de pesquisar (nos tornando mais autodidatas). Sem sombra de dúvidas, participar de atividades no HidroMec foi uma das etapas mais importantes da minha graduação."

Willian Maia, Engenheiro Civil. Proprietário da WMEngenharia.

"Caros amigos, o que falar das monitorias de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica?! Bem.... Muitos já escutaram a estória do aluno que foi à entrevista de fone de ouvido, boné, camiseta regata e chinelo. Esse sou eu. Mesmo assim, foi acolhido na equipe do HidroMec. Fui aprovado e monitor por três períodos. Apoiei nas práticas de laboratório, auxiliei meus amigos de faculdade com as listas de exercícios, ganhei uma graninha, pude ajudar nas aplicações de provas e o mais importante: melhorei demais no trato com as pessoas, pois pude me relacionar com diversas personalidades diferentes. Isso me enriqueceu demais. Ao final da graduação, fui orientado pelo Prof. Emmanuel no Estágio Curricular Obrigatório; fui efetivado na empresa em que estagiei e parte disso devo ao HidroMec, pois na entrevista de estágio, frisei que minha experiência profissional se baseava nas monitorias. Recomendo essa experiência a todos. HidroMec, obrigado pela oportunidade e confiança!" 

Daniel Leijoto, Engenheiro Civil. Funcionário da CSN.

 
 

"Para a elaboração do TCC, tomei como premissa fazer algo que fosse deixar uma pequena marca da minha passagem pela UFSJ, além de atender o pedido de meu orientador que era de construir uma calculadora hidráulica. Nesse período, comecei a estudar um pouco de VBA e decidi fazer uso dessa interface. Ao longo das semanas de desenvolvimento, pude aprimorar minhas habilidades na interface; além de construir a base argumentativa para a apresentação do TCC, e também poder aprender um conteúdo que não tinha sido abordado na disciplina de Mecânica dos fluidos. Infelizmente, o mercado de Engenharia Civil não foi muito gentil e por isso não atuo na área. Felizmente, o curso de Engenharia me preparou para o mercado de trabalho de várias outras maneiras. Hoje atuo como analista de planejamento estratégico na BRF (dona das marcas Sadia, Perdigão, Qualy e outras) e sou um dos responsáveis pela reestruturação da força de vendas da companhia - com o projeto de "Go to Market" (GTM), usando principalmente ferramentas estatísticas para construir simuladores e estruturar análises".

Richard Panzera, Engenheiro Civil. Analista de planejamento estratégico na BRF.

“Atuei como monitor da disciplina Hidráulica por dois semestres e foi uma experiência excepcional, que me trouxe diversos benefícios para a vida acadêmica e profissional. Foi uma oportunidade valiosíssima para a cristalização dos meus conhecimentos, que exigiu responsabilidade e possibilitou ampliar meu vínculo interpessoal com estudantes e professores, mostrar meu esforço e conhecimento e, sobretudo, que abriu novas possibilidades. As atividades despertaram o meu interesse nesta ampla área de pesquisa, em que decidi continuar por meio da elaboração dos meus trabalhos de TCIC e TCC nos semestres seguintes. Com a melhoria do meu currículo, fui aprovado no processo seletivo de estágio em uma grande empresa. Em um contexto geral, todo o contato com a Hidráulica e suas aplicações foi bastante frutífero, que resultou ainda em três artigos publicados em um relevante congresso latino-americano. Esta conjuntura, que iniciou com a minha atuação como monitor, contribuiu para o progresso da minha carreira e posteriormente me conduziu à aprovação no processo seletivo de mestrado em uma universidade extremamente reconhecida.”

Elvys Dias Reis. Master Student in Structural Engineering UFMG

 

 

Última atualização: 22/08/2021