Aulas práticas de Mecânica dos Fluidos

Oalunos da disciplina Mecânica dos Fluidos estiveram no HidroMec nos dias 22 e 29 de agosto, e 5 e 12 de setembro para quatro aulas práticas.

Nessas aulas, foram abordados conteúdos como: Propriedades físicas dos fluidos (massa e peso específico, densidade relativa, viscosidade dinâmica, viscosidade cinemática e tensão superficial); Princípio de Arquimedes (Empuxo); Princípio de Pascal; Lei de Stevin; Manometria e barômetro; Força atuando em superfícies planas submersas; e Equilíbrio de corpos flutuantes.

A dinâmica das aulas consiste em uma metodologia ativa de ensino, de forma que todos os alunos realizam os experimentos propostos, possibilitando, assim, que eles observem na prática o que é discutido na teoria.

Curiosidade HidroMec :) Diz a história que Herão, rei de Siracusa, contratou um artesão para fabricar sua coroa com ouro maciço. Ao ser contratado, o rei forneceu o ouro a ser utilizado na coroa. Após alguns dias, o artesão entregou ao rei, a sua tão desejada coroa. Herão recebeu a coroa, mas desconfiou se o artesão teria usado todo o ouro que recebera. Para ter certeza, Herão contratou Arquimedes e incumbiu-lhe de descobrir a verdade sobre o fato.

Certo dia, quando se preparava para o banho, encheu a banheira de água e, ao adentrá-la verificou que certa quantidade de água transbordava. Em virtude dessa observação, ele concluiu que teria como verificar a dúvida do rei. Empolgado com a possível descoberta, saiu correndo pelas ruas em direção ao palácio real, gritando: Eureka! Eureka!, que em grego significa “descobri”.

Arquimedes encheu um balde de água e realizou os seguintes procedimentos:

Mergulhou a coroa no balde e verificou a quantidade de água que transbordava. Com a mesma quantidade de água no balde, mergulhou uma barra de ouro com a mesma massa da coroa e posteriormente, também mergulhou uma barra de prata com a mesma massa. Ao final do procedimento, verificou que a coroa ao ser mergulhada, transbordou mais água que o ouro e menos água que a prata. Dessa forma, Arquimedes concluiu que a coroa fora fabricada com a mistura entre ouro e prata.

Última atualização: 13/09/2019