Apresentação dos trabalhos práticos da disciplina Mecânica dos Fluidos

No dia 19 de setembro, os alunos de Mecânica dos Fluidos da UFSJ, estiveram no HidroMec, onde apresentaram os experimentos práticos construídos por eles. Essa atividade faz parte do critério de avalição da disciplina e visa fazer com que os discentes apliquem na prática o conhecimento adquirido nas aulas teóricas.

Além disso, faz parte de uma metodologia ativa, na qual os alunos ao invés de ficarem assistindo aula de forma passiva, passam a ensinar para os demais colegas o que aprenderam, a partir de toda a dificuldade encontrada para elaboração e construção dos seus experimentos. Durante a construção e execução dos aparatos, muitas dúvidas e erros surgem, o que auxilia no processo de aprendizagem do aluno.

Todos os nove experimentos desenvolvidos pelos alunos estão relacionados com os seguintes conteúdos: Propriedades físicas dos fluidos; Pressão; Princípio de Arquimedes; Princípio de Pascal; Lei de Stevin; Equação de Bernoulli e Equação da continuidade.

1ª Curiosidade HidroMec :) Na foto acima, na boca da jarra há apenas um lenço umedecido. Pode-se observar que a água com corante permaneceu dentro da jarra, mesmo a boca da jarra estando para baixo, ou seja, a água não ultrapassou o lenço umedecido e, consequentemente, não entornou. Isso se deve a pressão atmosférica local, a qual suporta toda a coluna d'água da jarra. Esse princípio é o mesmo dos bebedouros de passarinhos.
2ª Curiosidade HidroMec :) Na imagem acima, é possível se observar uma moeda submergida no líquido alaranjado contido no prato. Os alunos estão apresentando como é possível retirar essa moeda do prato sem molhar as pontas do dedo. Você saberia fazer isso? Podem ser usados apenas os objetos que estão na mesa (tesoura, fósforo, tampinha de garrafa e o copo).

Última atualização: 24/09/2019