Aula prática sobre o experimento de Reynolds

escoamento da água dentro de um tubo pode ter comportamentos distintos. Quando a velocidade é baixa, o regime de escoamento é laminar, sendo unidirecional e organizado. A partir do aumento de vazão, quando se abre ainda mais um torneira, por exemplo, a velocidade de escoamento aumenta, dando origem ao regime denominado turbulento, que é desorganizado e agitado.

A água para escoar vai perdendo sua energia, sendo que isso se reflete na perda de sua pressão. Assim, torna-se necessário, em um projeto de instalações hidráulicas prediais, por exemplo, que se calcule a perda de carga da água, sendo que o tipo do seu escoamento (laminar ou turbulento) vai interferir nesse cálculo, daí a importância de se conhecer o escoamento.

Uma forma de se determinar o escoamento da água é a partir do Número de Reynolds. Os alunos da disciplina de Mecânica dos Fluidos estiveram no HidroMec para conhecer o aparato de Reynolds, o qual está na foto abaixo, e para observar o tipo de escoamento da água em um tubo transparente, o qual continha corante.


Última atualização: 03/10/2019