Aula prática sobre transições horizontais e verticais em canais

Transições verticais e horizontais podem ocorrem ao longo de um canal, como, por exemplo, o estreitamento provocado pela construção de uma ponte. Essas transições tendem a alterar o comportamento do nível d’água, podendo aumentá-lo, diminui-lo ou ainda causar um ressaltou hidráulico e/ou um estrangulamento, o que provocará um remanso.

Um exemplo de transição vertical é a construção de uma barragem. Essa estrutura, que visa aumentar a carga hidráulica, faz com haja uma sobre-elevação da água no canal (ou rio), o que é denominado remanso. Com isso, áreas antes não inundáveis passam a ser inundadas.

Para estudar o comportamento da água nessas transições, os alunos do 5º período de Engenharia Civil, os quais estão cursando a disciplina de Hidráulica, estiveram no HidroMec. Durante a aula, puderam observar o nível d’água no canal, o remanso e o ressalto hidráulico.

Última atualização: 22/10/2019