Palestra na Universidade Federal de Viçosa - UFV

Na manhã de segunda, 23 de maio, o professor Emmanuel Teixeira, coordenador do HidroMec, esteve na UFV minstrando uma palestra para alunos do curso de Engenharia Ambiental. O convite foi feito pela professora Ana Augusta Rezende, ex-coordenadora do referido curso.

A palestra abordou o problema do assoreamento em reservatórios, tendo como foco a modelagem hidráulica desse fenômeno. Foram apresentados trabalhos realizados nessa área, os quais foram desenvolvidos por integrantes do HidroMec. Entre os trabalhos, esteve uma modelagem matemática do assoreamento de uma Usina Hidrelétrica (UHE) e a modelagem física e matemática do assoreamento em uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH).

A palestra foi uma boa oportunidade para o início de uma cooperação entre o HidroMec e os alunos e professores do curso de Engenharia Ambiental da UFV. Além disso, foi possível divulgar os trabalhos desenvolvidos no HidroMec.

Curiosidade HidroMec :) Você sabe qual a importância do estudo do assoreamento em Usinas Hidrelétricas?  O acúmulo de sedimentos (esse acúmulo é chamado de assoreamento) diminui a quantidade de água armazenada no reservatório da hidrelétrica. Essa diminuição da água faz com que a geração de energia elétrica seja diminuída. A consequência disso, é que sua conta de luz fica mais cara.

Última atualização: 23/05/2019