Aula prática de Hidráulica: Orifícios e bocais

Na quinta, 07 de novembro, aproximadamente 40 alunos de Hidráulica tiveram no HidroMec a 4ª aula prática da disciplina. O conteúdo abordado foi sobre bocais e orifícios. Os discentes puderam comparar os distintos comportamentos dos jatos que atravessam essas duas estruturas.

Além disso, um dos objetivos da aula foi calibrar um orifício livre, outro afogado e o bocal. Entende-se como calibração, o ato de se determinar os coeficientes de descargas dessas estruturas. Ao final da aula, os alunos entregaram o roteiro de aula prática preenchido com os dados medidos, como vazões de escoamento e níveis d’água nos reservatórios.

Curiosidade HidroMec :) Na foto acima está o aparato utilizado na aula prática. Ele foi desenvolvido e construído por um grupo de alunos da Eng. Civil. Inclusive, a partir desse aparato, elaborou-se o artigo "Aparato para aulas práticas de orifícios e bocais”, o qual foi apresentado no XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Florianópolis – SC.

Última atualização: 12/11/2019