Visita técnica ao Centro de Pesquisas Hidráulicas da UFMG

Os alunos da disciplina Obras Hidráulicas estiveram visitando o Centro de Pesquisas Hidráulicas e Recursos Hídricos (CPH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Eles foram recebidos pelo professor Aloysio Saliba, professor do Departamento de Hidráulica e Recursos Hídricos, da UFMG.

Na ocasião, o professor Aloysio apresentou diversos equipamentos do CPH, nos quais são desenvolvidas diversas pesquisas. Foram vistos os modelos reduzidos de uma Pequena Central Hidrelétrica, de um bueiro, de um vertedor tulipa e de uma calha dissipadora de energia. Além disso, o professor apresentou um experimento sobre o aumento da rugosidade de Manning provocado pelo acúmulo de mexilhões e apresentou também o funcionamento de uma turbina Pelton.

Última atualização: 12/11/2019