Integrantes do HidroMec publicam artigo em relevante revista da área de Hidráulica

Modelo reduzido de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH)

Os integrantes do HidroMec, professor Emmanuel Teixeira, Alberto Varotto e Leonardo Montes Furtado, em parceria com pesquisadores e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicaram um artigo na Revista Brasileira de Recursos Hídricos (RBRH).

O artigo intitulado Methodology for physical modeling of reservoir sedimentation objetivou propor uma metodologia de simulação do assoreamento em modelos físicos, deforma que ao se utilizar essa metodologia o assoreamento observado no modelo reduzido pudesse representar o do protótipo. Utilizando-se a metodologia desenvolvida, os autores promoveram a simulação do assoreamento em um modelo reduzido, o qual representou o reservatório de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH). O resultado obtido no modelo físico foi próximo ao observado na PCH, o que indicou que a metodologia proposta permitiu representar no modelo reduzido o fenômeno do assoreamento ocorrido no reservatório real.

Última atualização: 28/08/2020