Apresentação dos trabalhos práticos da disciplina Mecânica dos Fluidos

No dia 06 de junho, os alunos de Mecânica dos Fluidos da UFSJ, estiveram no HidroMec, onde apresentaram os experimentos práticos construídos por eles. Essa atividade faz parte do critério de avalição da disciplina e visa fazer com que os discentes apliquem na prática o conhecimento adquirido nas aulas teóricas.

Além disso, faz parte de uma metodologia ativa, na qual os alunos ao invés de ficarem assistindo aula de forma passiva, passam a ensinar para os demais colegas o que aprenderam, a partir de toda a dificuldade encontrada para elaboração e construção dos seus experimentos. Durante a construção e execução dos aparatos, muitas dúvidas e erros surgem, o que auxilia no processo de aprendizagem do aluno.

Todos os seis experimentos desenvolvidos pelos alunos estão relacionados com o sistema de abastecimento de água e com as instalações hidráulicas prediais.

1ª Curiosidade HidroMec :) Na foto acima, estão representados os vários reservatórios existentes em uma cidade. Você sabia que os dois reservatórios principais que abastecem a população de Ouro Branco ficam próximos à Policlínica, e os dois juntos possuem capacidade de 2400 m3, o que equivale a 2.400.000 caixas d’água de 1000 L?? #aisimfomossurpreendidosnovamente
2ª Curiosidade HidroMec :) Os alunos, na foto acima, estão medindo a pressão com a qual a água chega em chuveiro, sendo que um chuveiro pode não funcionar corretamente pela falta de pressão. Só pra constar, nesse dia estava muito frio e o chuveiro não era elétrico. #emdiafrioésóusaráguadecolônia

Última atualização: 11/06/2019