5ª Aula prática de Hidráulica

Na quarta, 12 de junho, os alunos de Hidráulica curtiram a noite fria do dia dos namorados realizando a quarta aula prática da disciplina. Na ocasião, a partir de coordenadas cartesianas, aprenderam como determinar o coeficiente de velocidade de um orifício livre e a velocidade real do jato que atravessa essa estrutura.

Além disso, puderam calcular o tempo de esvaziamento de um reservatório e comparar com o tempo medido. Duas situações de aplicação desse conteúdo são a importância de se calcular o tempo necessário para esvaziamento dos decantadores das estações de tratamento de água e o tempo para se esvaziar os reservatórios prediais.

Ao final da aula, foi apresentado aos alunos o funcionamento de uma comporta, sendo essa estrutura muito encontrada em usinas hidrelétricas.

Curiosidade HidroMec :) Você sabia que, por incrível que pareça, a água também se afoga (piadinha ruim!)?! Na foto acima está apresentada uma comporta afogada, pois o nível da água a jusante dela é maior que a sua abertura de fundo.

Última atualização: 18/06/2019