A proposta de implantação do LAPPIS no Campus Centro-Oeste da UFSJ e no município de Divinópolis vai ao encontro das atividades de ensino, pesquisa e extensão previstas nos planos de trabalho dos docentes envolvidos no Programa, com os Projetos Político Pedagógicos dos Cursos de Graduação nas áreas da Saúde da UFSJ (Enfermagem, Medicina e Farmácia), além de estar em consonância com o preconizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) quanto à indissociabilidade e integração ensino-pesquisa-extensão e com a agenda global para o desenvolvimento sustentável, por apresentar um modelo que articula ensino, pesquisa e extensão em ações que visam a construção de saberes e práticas transformadoras, a partir da integração entre distintas áreas de conhecimento, para alinhamento com as demandas e causas sociais expressas nos  17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, com ênfase em ações que visam assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades (ODS 3 - Boa Saúde e Bem-estar) e ações que visam assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para odos (ODS 4 - Educação de qualidade).

Para atingir as metas previstas nos ODS 3 e 4, o LAPPIS prevê a realização de ações de Promoção da Saúde e estilos de vida saudáveis, utilizando as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e a oferta de cursos de capacitação para profissionais e usuários do SUS, além da comunidade interna e externa à UFSJ, estimulando o empreendedorismo e as práticas sustentáveis.

A seguir, estão disponíveis informações mais detalhadas sobre o Programa.

 

  IDENTIFICAÇÃO

Título do Programa: LAPPIS - Laboratório Acadêmico de Promoção e Práticas Integrativas em Saúde

Coordenadora: Profª. Drª. Luciana Netto

Unidade Organizacional: Campus Centro-Oeste da UFSJ

Município(s) de realização das ações: Divinópolis - MG (a proposta é não limitar o território de atuação do Programa)

Público alvo: Comunidade acadêmica da UFSJ-CCO (docentes, discentes, técnico-administrativos e servidores contratados) e Comunidade externa

Início das atividades: 01.03.2019

 

  LOGOMARCA

Para identificar a atuação do LAPPIS, foi criada uma Logomarca específica para o Programa.

Para saber mais informações sobre a criação da Logomarca do LAPPIS clique aqui.

 

  OBJETIVOS DO LAPPIS

  • Geral: 

Desenvolver ações de promoção da saúde junto à população e disponibilizar acesso da população às PICS.

  • Específicos:

1) Desenvolver a cultura da Promoção da Saúde e das PICS no campo da extensão, do ensino e dos serviços de saúde, por meio de ações e pesquisas sobre o tema;

2) Formar profissionais e pesquisadores com foco sobre a Promoção da Saúde e as PICS;

3) Explorar as relações entre a Promoção da Saúde e as PICS rumo à mudança do modelo assistencial;

4) Apoiar a formação de uma rede de atores e pesquisadores nacionais e internacionais sobre a Promoção da Saúde e as PICS;

5) Apoiar ações governamentais de implantação e implementação das ações de Promoção da Saúde e das PICS no âmbito do SUS;

6) Disponibilizar um espaço para o atendimento à população em ações de promoção da saúde e acesso às PICS;

7) Favorecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFSJ-CCO e região;

8) Desenvolver ações empreendedoras sustentáveis sobre produtos e serviços relacionados às PICS e Promoção da Saúde;

9) Empoderar a população para o autocuidado, promoção da saúde e bem-estar.

 

  FUNDAMENTAÇÃO

As ações do LAPPIS estão de acordo com a Política Nacional de Promoção da Saúde (2006, 2014 e 2018), que objetiva promover a qualidade de vida e reduzir fragilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (2006, 2015 e 2018) que reconhece as práticas integrativas e complementares como abordagem de cuidado e possuem um importante papel na saúde global. 

Além disso, a proposta do LAPPIS está em consonância com as diretrizes da Extensão Universitária, a saber:

- Interação dialógica;

- Interdicisplinaridade e interprofissionalidade;

- Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão;

- Impacto na formação do estudante e 

- Impacto e transformação social.


Última atualização: 01/08/2022