CRIAÇÃO

A logomarca do NASCER foi criada em 2012 pela Beatriz Amaral Moreira, acadêmica de Enfermagem da UFSJ, como requisito para participar do Concurso Interno para a Criação da Logomarca do Programa.

 

ESCOLHA

No dia 21 de julho de 2012 a imagem foi escolhida entre outras duas opções de design, por meio de eleição direta entre os membros da equipe do Programa e passou a ser usada para identificar as ações realizadas pelo NASCER.

 

DESCRIÇÃO

A logomarca do NASCER foi pensada para ser marcante e traduzir, em cada detalhe da composição, as características, metas e os objetivos do Programa.

 

A imagem da mulher traz ao programa os aspectos da feminilidade e a sensibilidade às questões de gênero. A gestante destaca a função sagrada da procriação da mulher e a possibilidade de se tornar mãe, tanto no aspecto fisiológico quanto mental, social e espiritual. Por considerar que a mulher é a unidade responsável pela geração da sociedade e das coletividades, as ações do NASCER se direcionam a esse público em especial.

 

A conexão da mulher, gestante e mãe com a criança em seus braços traduz a essência do trabalho do NASCER, que a essa parcela da população direciona suas ações integradas, considerando a complexidade dos papeis que desempenham na relação mãe-filho e o elo emocional que os conecta.

 

A sensação de movimento, da mãe gestante que segura a criança em balanço, com os cabelos ao vento, mostra que a relação de amizade entre mãe e filho, tal qual as ações do NASCER, devem ser uma constante, resultando em mudanças e avanços diretos para o binômio e efeitos benéficos para o núcleo familiar, com reflexos na sociedade como um todo. O ato de segurar o bebê remete a cuidado, proteção e à promoção da saúde e o uso das duas mãos reforça a ideia de trabalho em equipe, função precípua do Programa.

 

Na simbologia das formas, os círculos que margeiam o binômio mãe-filho reforçam a ideia de movimento, expansão, perfeição e eternidade e podem ser considerados como sinais de integração plena das diversas instâncias responsáveis pela proteção, apoio e assistência disponíveis na rede assistencial de saúde e na coletividade, considerado o caráter evolutivo dos níveis de atenção. O trabalho integrado, desenvolvido em parceria e em rede é um dos pontos defendidos pelo NASCER, que defende a união de esforços e a ampliação do olhar sobre o cuidado do binômio mãe-filho considerando o contexto social e familiar onde estão inseridos. Os círculos também reforçam a ideia de proteção tanto da família quanto da sociedade ao binômio mãe-filho.

 

A composição da imagem remete ao formato de um pé direito, visto de baixo para cima. Os pés são reconhecidos como ponto de apoio do corpo e, por isso, transmitem a sensação de estabilidade, realismo, força e sustentação, além da possibilidade de ser responsável por manter o corpo ereto e em constante movimento. Assim, usar a pegada de um pé direito traduz a missão do programa de agir reta e continuamente e desenvolver bem e com segurança todas as ações propostas, o que se aproxima com o ideal do NASCER, que intenciona, ao entrar em contato com a população, deixar sua marca indelével, como uma pegada.

 

O tom de rosa usado na imagem, culturalmente associado ao universo feminino, se associam, no NASCER, à beleza, pureza, perfeição, tranquilidade, sensibilidade, afetividade, alegria, otimismo, esperança, energia, harmonia e equilíbrio, características do Programa em todas as suas ações.

 

A fonte escolhida, na cor branca, que remete à higiene, honestidade e paz, dá destaque e facilita a identificação do nome do Programa. A descrição da sigla se encontra margeando a imagem, facilitando sua compreensão.

 

O conjunto da obra cumpre a sua função de trazer unidade e identidade ao NASCER.

 

 

Para copiar a Logomarca do NASCER clique aqui.


Última atualização: 17/09/2022