A proposta de manutenção do NASCER no Campus Centro-Oeste da UFSJ e no município de Divinópolis vai ao encontro das atividades de ensino, pesquisa e extensão previstas nos planos de trabalho dos docentes envolvidos no Programa, com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSJ, além de estar em consonância com o preconizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) quanto à indissociabilidade e integração ensino-pesquisa-extensão.

 

Desde a sua implantação, em abril de 2012, o Programa NASCER tem se destacado pela sua relevância tanto na perspectiva acadêmica, com possibilidade de melhoria do processo de ensino-aprendizagem do conteúdo da saúde materno-infantil dos acadêmicos envolvidos no Programa, quanto social, uma vez que o público a que se destina tem a oportunidade de acesso a ações de educação em saúde e assistência de qualidade, complementar à rede assistencial já implantada no município, reduzindo a sobrecarga da mesma.

 

A perspectiva de dar continuidade ao NASCER é bem-vinda nesse cenário, na busca do empoderamento da gestante, puérpera e seus familiares e da comunidade por meio do trabalho em equipe desenvolvido pela academia em parceria com representantes da Secretaria de Saúde local. Essa estratégia permite resgatar valores, saberes e práticas sob o eixo da integralidade em saúde e da gestão em redes, melhorando a qualidade da assistência ao pré-natal e à mulher, contribuindo para o cuidado integrado nas práticas de saúde.

 

Por sua abertura a parcerias, o Programa também desenvolve suas atividades para além dos limites do município de origem, pois tem recebido convites para ministrar seus cursos em outros municípios de Minas Gerais, como São João del-Rei, Carmo do Cajuru, Santo Antônio do Amparo, Bom Despacho, Nova Serrana, Formiga, Santo Antônio do Monte, Campanha, além de levar seus materiais para atividades do Projeto Rondon em Bodoquena (MS). O programa tem convites para atividades em outros municípios da macrorregião ampliada Centro-Oeste.

 

A seguir, estão disponíveis informações mais detalhadas sobre o Programa.

 

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Título do Programa: NASCER – Núcleo de Atenção à Saúde da Coletividade como Estratégia de Rede

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Luciana Netto

Unidade Organizacional: Campus Centro-Oeste da UFSJ

Município(s) de realização das ações: Divinópolis - MG (a proposta é não limitar o território de atuação do Programa)

Público alvo: Gestantes, Familiares da gestante, Puérperas, Mulheres, Acadêmicos e Residentes (REMSA e RESENF), Docentes e Técnico-administrativos da UFSJ – CCO, Profissionais da Saúde e Educação e Membros da comunidade externa.

Início das atividades: 05/04/2012

 

 

LOGOMARCA

 

Para identificar a atuação do NASCER, foi criada uma Logomarca específica para o Programa. 

Para saber mais informações sobre a criação da Logomarca do NASCER clique aqui.

 

 

OBJETIVOS DO NASCER

  • Geral:

Realizar atividades educativas e assistenciais com mulheres, gestantes, familiares e membros da comunidade externa sobre temas relacionados à Saúde Materno-Infantil.

  • Específicos:

- Incentivar a mulher na realização do exame de Papanicolaou, Exame clínico das mamas e Mamografia.

- Detectar precocemente as lesões precursoras do câncer de colo uterino e encaminhar para tratamento imediato.

- Detectar precocemente as alterações sugestivas de malignidade nas mamas e encaminhar para tratamento imediato.

- Incentivar a apropriação pela gestante do seu corpo, do evoluir gestacional, do exercício de sua sexualidade.

- Incentivar a participação dos familiares e comunidade no processo gravídico-puerperal, bem como no cuidado à criança.

- Incentivar a gestante, familiares e comunidade a participação social e exercício da cidadania.

- Melhorar a qualidade da assistência pré-natal, obedecendo ao princípio da equidade, proporcionando excelência da assistência humanizada do trinômio mãe-filho-família com foco na promoção da saúde.

- Fortalecer a rede de cuidados na assistência ao trinômio mãe-filho-família em Divinópolis-MG.

- Promover a desinstitucionalização da assistência pré-natal no município, oferecendo os cuidados em ambiente humanizado, com resgate da participação da coletividade no processo gravídico-puerperal.

- Aproximar os alunos à realidade de prevenção e promoção à saúde da mulher e do RN, por meio da integração ensino-pesquisa-extensão.

- Estimular a melhoria dos indicadores de aleitamento materno exclusivo, cobertura de prevenção do câncer de mama e do colo uterino, taxa de cesarianas, cobertura vacinal e teste do pezinho, adesão às consultas e exames de rotina do pré-natal, por meio de práticas educativas, visitas domiciliares e orientação individual.

- Atuar na por meio de atendimento e orientações individuais e em grupo.

- Estimular a troca de experiências entre os docentes, discentes, gestantes, familiares e membros da comunidade externa, favorecendo a integração acadêmica, institucional e comunitária.

- Facilitar acesso às informações sobre saúde materno-infantil.

- Estimular as ações intersetoriais em saúde, fortalecendo as redes sociais de atenção à saúde materno-infantil.

- Diminuir os indicadores de mortalidade materna e neonatal.

- Promover o aleitamento materno e alimentação complementar saudável.

- Conscientizar a mulher quanto à saúde sexual e reprodutiva.

 

 

FUNDAMENTAÇÃO

 

As ações do NASCER estão de acordo com a Política Nacional de Promoção da Saúde (2006, 2014 e 2018), que objetiva promover a qualidade de vida e reduzir fragilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes.

 

Além disso, a proposta do NASCER está em consonância com as diretrizes da Extensão Universitária, a saber:

- Interação dialógica;

- Interdicisplinaridade e interprofissionalidade;

- Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão;

- Impacto na formação do estudante e

- Impacto e transformação social.

 

Saiba mais sobre o NASCER nas redes sociais do Programa.


Última atualização: 26/04/2024