"A inegável verdade: o mundo pede saúde mental!"

Publicada em 31/01/2024

Sempre é tempo de cuidado. Mas, no primeiro mês do ano, temos a tendência a rever nossas vidas, trabalho, relações sociais e nosso estado emocional. É como se uma tela em branco aparecesse para que possamos reescrever nossa própria história de vida.

Por isso, em 2014, surgiu no Brasil a iniciativa Janeiro Branco, como o mês dedicado ao cuidado da saúde mental e emocional. De acordo com o psicólogo e criador da campanha, Leonardo Abrahão, “o Janeiro Branco tem a missão de orientar as pessoas, as instituições sociais, as mídias e as autoridades públicas em relação a tudo o que pode e deve ser colocado em prática frente à inegável verdade de que o mundo pede saúde mental!”

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP) lançou uma cartilha com dicas e orientações para promover o cuidado à saúde mental. No documento, são disponibilizados canais de atendimento psicológico para as comunidades interna e externa, como Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo número 188, e o canal Pode Falar, na internet, ambos do Governo Federal.

Cuidados com a mente
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental se refere a um “estado de bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e se encontra apto a dar sua contribuição para sua comunidade.”

Para isso, algumas dicas são essenciais para o cuidado emocional, como alimentação saudável, práticas regulares de atividade física, priorizar o sono e horário de descanso, praticar atividades em grupos e que viabilizem a socialização, além do reconhecimento dos próprios limites e vontades.

Serviços da UFSJ
A UFSJ conta com o Setor de Apoio ao Servidor (SEAPS), que é responsável por atendimentos psicológicos individuais e coletivos, oferecendo amparo em situações que perpassam a vida funcional dos servidores da UFSJ, como dificuldades de adaptações, relacionamentos interpessoais, saúde, segurança do trabalho, conflitos de várias naturezas, questões financeiras, dentre outras.

Já para os alunos, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) possui o Programa Acolher, o Grupo Conviva, o projeto Longe de Casa, e o Auxílio Saúde, que conta com atendimentos psicológicos especializados para os estudantes. Para saber mais e agendar sua consulta, clique aqui.

Servidores e estudantes, recorram aos canais de atendimento da UFSJ em caso de necessidade e lembrem-se: estamos juntos na luta pela saúde mental e qualidade de vida!

Gabriella Canuto
Estagiária ASREC