Está em dúvida sobre o novo calendário da UFSJ? Clique e acesse nosso tira-dúvidas!

Publicada em 09/07/2024

Após a aprovação da resolução sobre as datas do novo calendário da UFSJ, muitas pessoas enviaram dúvidas para os canais de comunicação da Universidade. Fique ligado em nosso tira-dúvidas!

As aulas dos aprovados para início de curso no segundo semestre, também começarão a estudar em 2 de outubro?
Sim.

O pessoal aprovado para o segundo semestre ainda vai receber o número de matrícula em julho?
Segundo a Dicon, Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico, com a reposição das aulas devido à greve dos servidores públicos federais, vai haver alteração nas datas para o cadastramento dos alunos do segundo semestre. É importante que os candidatos permaneçam atentos ao e-mail pessoal e ao site e redes da UFSJ.

Haverá algum tratamento especial concedido a estudantes mães durante o período de férias escolares?
No caso de discente mãe, pai ou responsável com guarda de filho ou tutela de criança entre 0 e 12 anos, em razão das férias escolares nos ensinos infantil e fundamental, será concedido o Tratamento Especial durante os meses de julho de 2024 e janeiro de 2025. Serão cumpridas pela(o) discente, em regime domiciliar, atividades acadêmicas efetivas, elaboradas pelo docente responsável pela unidade curricular em que está matriculado, como forma de compensação da ausência à aula. As atividades avaliativas serão aplicadas no retorno da(o) discente às atividades presenciais.

E a colação de grau pra quem terminar o curso?
Poderá solicitar colação extraordinária, caso se encaixe nos critérios para tal. Mais informações disponíveis em https://ufsj.edu.br/dicon/colacao_extraordinaria.php. Caso contrário, deverá esperar a colação coletiva, cuja data será publicada até dia 10.

Como faço a exclusão de unidade curricular?
A exclusão estará disponível em breve, logo que as datas forem ajustadas no sistema. As disciplinas podem ser excluídas até 14 de agosto.

Durante o mês de julho, os Restaurantes Universitários vão permanecer funcionando?
Sim. Os RUs funcionarão normalmente durante os períodos letivos.

Professores podem fazer chamadas e aplicar atividades avaliativas desde a volta às aulas?
Não. Faltas e atividades só podem ser contabilizadas a partir do dia 15.

Quando será publicado o calendário completo?
Até quinta, 11 de julho.