"Felicidade": Dom Bosco terá disciplina fundamentada na Psicologia Positiva

Publicada em 14/01/2019

No final do ano passado, o site de notícias da UFSJ divulgou que a disciplina “Felicidade” será ofertada no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis. A matéria despertou interesse entre os estudantes de outros campi da UFSJ. Você sabia que outra unidade curricular, também fundamentada na Psicologia Positiva, será ofertada no Campus Dom Bosco da UFSJ? “Projeto Pessoal e Profissional: Felicidade, Gratidão, Perdão, Autoconhecimento e Preparação para a Prática Profissional" é vinculada ao departamento de Psicologia.

Agora, os estudantes de São João del-Rei também poderão estudar esta vertente dos estudos psicológicos no Campus Dom Bosco. O professor Marco Antônio Silva Alvarenga (Dpsic), que lecionará a matéria, explica que a busca pelo bem-estar dentro de tantos desafios e adversidades é um tema muito caro à sociedade atualmente. “Pretendemos, com esta disciplina, primeiramente, atender às demandas reais dos estudantes universitários. [A matéria] envolve muitos temas relacionados à evolução pessoal, e penso que a troca desses conhecimentos poderá ajudar no desenvolvimento profissional”, detalha.

Marco Antônio ressalta que cada um de nós é “um ser único, com qualidades e potencialidades, mas que precisa atuar socialmente, aprendendo a se comunicar, expressar sentimentos de modo afirmativo e assertivo e saber, em contrapartida, também escutar, compreender, perdoar e seguir adiante”. Ao longo da disciplina, o aluno deve entender como ele pode se desenvolver e como isso afeta a si mesmo e as pessoas ao seu redor. Também deve pensar sobre suas dores e angústias pessoais, mas sem se machucar. As aulas serão expositivas e haverá, também, debates em forma de rodas de conversas, visando a uma reflexão coletiva dos assuntos tratados.

A ideia de criar essa unidade curricular surgiu já em 2015, quando o professor entrou na UFSJ. Marco Antônio percebeu a oportunidade quando a disciplina “Felicidade” foi ofertada com sucesso na Universidade de Harvard, e também quando outras duas universidades brasileiras ofereceram essa mesma matéria com grande retorno.

“Vi e vejo estudantes passando por momentos difíceis, com grande dificuldade para enfrentar tais adversidades, afinal estamos em um período de incertezas e dúvidas, o que aumenta nossa ansiedade”, afirma, lembrando que o último relatório da Organização Mundial da Saúde apontou o Brasil como país com maiores índices de quadros ansiosos e depressivos da América Latina, e em segundo lugar para todo continente americano, atrás apenas dos Estados Unidos. “A disciplina traz a possibilidade de acolhimento e transformação”, arremata.

A disciplina será ofertada no primeiro semestre de 2019 dentro do calendário de matrícula da UFSJ, ministrada às segundas-feiras, a partir do dia 18 de fevereiro, às 17h, no Campus Dom Bosco. Poderá ser cursada por qualquer estudante de graduação, como optativa ou eletiva, e como isolada por pessoas que não estejam matriculadas em uma instituição de ensino superior.